Brasil e Portugal promovem encontro sobre inovação

Data: 10/04/2013
Um seminário sobre inovação que ocorre dias 8 e 9 em Lisboa abre uma série de eventos com participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no Ano do Brasil em Portugal. Os organizadores do encontro esperam que as discussões resultem em um programa de trabalho bilateral.

Os coordenadores gerais de Inovação Tecnológica, Reinaldo Danna, e de Serviços Tecnológicos, Jorge Campagnolo, representam o MCTI. Eles apresentam as características da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e de mecanismos para fomentar a atividade no país, como incentivos fiscais e dispêndios públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento.

Danna e Campagnolo planejam mostrar aos portugueses os primeiros desdobramentos do Plano Inova Empresa, com destaque à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de propor parcerias e relatar a experiência do MCTI com os programas Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (PNI), Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (Rhae) e Ciência sem Fronteiras (CsF).

O Diálogo sobre Inovação Brasil-Portugal reserva tempo para reuniões em grupos de trabalho. A programação oficial sugere que brasileiros e portugueses estudem o lançamento de um edital conjunto para inovação em processo ou produto. "É bom lembrar que nossos patrícios são uma porta de entrada para a União Europeia", disse Campagnolo.

Acompanham os coordenadores do MCTI o chefe da Divisão de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ademar Seabra, representantes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e de universidades.

Novas atividades
O Ano do Brasil em Portugal promove ainda mais dois encontros com participação do MCTI. Nos próximos dias 15 e 16, o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Adalberto Fazzio, e o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias, Flávio Plentz, discutem o edital lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), durante visita oficial do ministro português da Educação e Ciência, Nuno Crato. O encontro ocorre na cidade portuguesa de Braga.

Já nos dias 18 e 19, em Lisboa, um seminário sobre energia envolve os coordenadores de Desenvolvimento de Tecnologias Setoriais, Eduardo Soriano, e de Ações de Desenvolvimento Energético, Rafael Menezes.

(Ascom do MCTI)


< voltar