Urbanização e crescimento econômico limitam oferta de água em determinados locais do Brasil

Data: 20/03/2013
Relatório do The Economist aponta que urbanização e crescimento econômico limitam oferta de água em determinados locais do Brasil


Documento traz entrevistas de vários especialistas e executivos ao redor do mundo; Ruddi de Souza, da Veolia Water Brasil, pontua como está o cenário no país


O relatório “Water for all?”, produzido pela Economist Intelligent Unit, da revista inglesa The Economist, analisa o preparo dos serviços públicos de água em dez grandes mercados para enfrentar os desafios do abastecimento até 2030: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Espanha, Brasil, Rússia, Índia e China.



No Brasil, uma das fontes ouvidas foi Ruddi de Souza, diretor da Veolia Water Brasil, divisão de água da multinacional francesa Veolia Environnement, líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. “O país tem uma das maiores reservas mundiais de água potável. Mas a água que costumava ser amplamente disponível agora começa a se tornar escassa em várias cidades. Enquanto isso, a qualidade da rede de água está em declínio rápido”, destaca o executivo. O relatório aponta que o Brasil tem um dos mais altos índices de água doce disponível por pessoa (42 mil m³). No entanto, o abastecimento é uma questão que merece atenção, já que a urbanização somada ao crescimento econômico estão limitando a oferta de água em determinados locais.



O diretor da Veolia Water Brasil ressalta que apenas de 40% a 45% dos domicílios no Brasil estão conectados à rede de esgoto. Entre estes, 40% estão sendo tratados, ou seja, apenas de 20% a 25% do esgoto residencial está sendo tratado. Mais de 70% está poluindo rios e, por sua vez, tornando o progresso do tratamento de água mais caro, explica Souza. Isso porque algumas cidades têm que implementar tubulações para obter água de rios que estão até 100 km distantes, a um custo elevado. “Todos os anos a situação se torna mais crítica”, diz ele.



Confira o relatório na íntegra em http://www.managementthinking.eiu.com/sites/default/files/downloads/Oracle%20-%20Water%20for%20all%20WEB.pdf



Sobre a Veolia Water



Divisão de água da multinacional francesa Veolia Environnement, a Veolia Water Solutions & Technologies (www.veoliawaterst.com.br) é líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos. Com 159 anos de experiência na implantação de sistemas de água e efluentes e presente em 69 países, a Veolia Water obteve em 2011 receita de 12,6 bilhões de euros, correspondente a 34% da receita da Veolia Environnement.



No Brasil desde 1993, a empresa atua na divisão de soluções e tecnologias em todas as atividades relacionadas à gestão das águas, projetando, implantando e operando sistemas de tratamento de água e efluentes derivados dos mais diferentes tipos de atividades. A partir do mercado brasileiro a Veolia Water atua em diversos países da América Latina. Fornece soluções integradas para tratamento de água, efluentes e reúso para mais de 100 clientes dos mais diversos segmentos, como Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Químico, Biocombustível, Alimentos e Bebidas, Automotivo, Farmacêutico, Metais Primários e Energia.


Fonte: Assessoria de Imprensa


< voltar