Banco Mundial investirá US$ 110 milhões em mercados de carbono ao redor do mundo

Data: 18/03/2013
Durante um encontro de mais de 30 países, incluindo o Brasil, que fazem parte da Parceria para Preparação dos Mercados (PMR) nesta semana em Washington, o Banco Mundial anunciou que investirá US$ 110 milhões para ajudar países em desenvolvimento na elaboração dos seus mercados de carbono.
Rachel Kyte, vice presidente de desenvolvimento sustentável do Banco Mundial, disse que apesar dos tempos difíceis que o esquema europeu de comércio de emissões vem enfrentando, precificar o carbono através dos mercados é essencial para cortar as emissões em longo prazo.
O objetivo final é que seja construído um mercado global de carbono a partir das iniciativas de “segunda geração”, como chama Kyte, que estão sendo incentivadas através da PMR.
Até agora, Chile, China, Costa Rica e México receberam recursos por meio da PMR, e outros doze países devem financiar suas iniciativas de comércio de emissões com fundos de países doadores, como os Estados Unidos, que fazem parte da parceria.
O Banco Mundial estabeleceu a PMR para apoiar, facilitar e construir instrumentos baseados no mercado de carbono, como taxas e esquemas de ‘cap and trade’, voltados para os esforços de mitigação das emissões de gases do efeito estufa. A iniciativa, fundamentada em subvenções, é uma parceria de países desenvolvidos e em desenvolvimento que fornece fundos e assistência técnica.
(Instituto CarbonoBrasil)



< voltar