Fapepi lança edital do programa Pibic Jr

Data: 12/03/2013


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) está com inscrições abertas para projetos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr). Ao todo serão quase R$ 200 mil investidos em bolsas a serem pagas aos participantes do programa. O programa, em parceeria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai disponibilizar 160 bolsas para alunos do ensino médio da rede pública estadual a fim de estimular a pesquisa científica.

Bárbara Melo, presidente da Fapepi, explica que as perspectivas para o Pibic Jr, primeiro edital da Fapepi em 2013, são muito boas. "Abrir o ano de 2013 com o edital para o Pibic Jr é emblemático e nos alegra muito. É emblemático porque o Pibic Jr é a possibilidade que inicia o aluno na pesquisa e estimula o diálogo da comunidade científica com a educação básica", ressalta a presidente da Fapepi. Para Bárbara Melo o edital favorece a inserção e a descoberta de novos valore no meio acadêmico.

Atualmente o programa é fruto de uma parceria entre o CNPq e a Fapepi, responsável por operacionalizar o projeto através do edital para a seleção de pesquisas a serem desenvolvidas pelos professores e seus alunos de ensino médio. "Há muita felicidade em começar o ano com este edital que é considerado o mascote da Fapepi e que tem um alcance social bem significativo", comenta Bárbara Melo. Para submeter propostas os professores ou pesquisadores precisam ter título de mestre ou doutor e estarem vínculados a instituições públicas de ensino no Piauí.

Para submeter propostas os professores ou pesquisadores precisam ter título de mestre ou doutor e estarem vinculados a instituições públicas de ensino no Piauí. O aluno deve ter ainda disponibilidade de 12 horas semanais para participar das atividades da pesquisa. As propostas podem ser protocoladas na sede da Fapepi até o dia 19 de março e o resultado final será divulgado até o dia 08 de abril.

(Fapepi)


< voltar