Governo do Amazonas inaugura Centro de Monitoramento Hidrológico

Data: 12/03/2013

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (Semgrh), inaugura, no próximo dia 14 (quinta-feira) de março, às 9h, o Centro de Monitoramento Hidrológico (Cemoham).

Instalado na sede da Semgrh (avenida Humaitá, nº 175, 4º andar do edifício Celso Haddad, Cachoeirinha, zona sul), o Cemoham vai permitir que o Governo do Amazonas tenha acesso, em tempo real, às informações das mais de 300 estações hidrometereológicas espalhadas pelos rios do Amazonas e antecipe as ações preventivas aos eventos críticos que ocorrem no Estado, como por exemplo, a cheia histórica de 2012.

De acordo com o titular da Semgrh, Daniel Nava, a partir da entrada em operação do Cemoham, o Amazonas amplia sua capacidade de previsão, minimizando os impactos junto às populações ribeirinhas atingidas por grandes cheias e vazantes. "Vai nos permitir fazer uso de um planejamento para o enfrentamento desses eventos, como, por exemplo, a aquisição de equipamento e bens necessários para atender a essas populações", explica o secretário Daniel Nava.

O secretário destaca ainda que as informações produzidas a partir do Cemoham serão incorporadas ao Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos do Amazonas, previsto como instrumento da Política Estadual de Recursos Hídricos na Lei Estadual de Recursos Hídricos (Lei 3.167 de agosto de 2007). As informações também serão aproveitadas no Plano Estadual de Recursos Hídricos que está sendo elaborado pelos técnicos da Semgrh.

Parcerias
O Centro de Monitoramento Hidrológico é resultado de convênio entre o órgão estadual e a Agência Nacional de Águas (ANA) e conta com as parcerias institucionais do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), além dos principais executores das ações de atendimento à população, como é o caso da Defesa Civil do Estado e dos municípios, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Comando Militar da Amazônia e Prefeitura de Manaus.

Nesta fase inicial de implantação, serão desenvolvidas ações de monitoramento da cheia e da vazante deste ano, pela Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o Sipam, CPRM e ANA. Caberá à Semgrh buscar analisar, validar e aperfeiçoar o atual sistema a partir das estações meteorológicas existentes que terão um programa de manutenção e de novas estações que serão instaladas em regiões onde exista vazio das informações.

Ainda neste ano as secretarias estaduais de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos e de Planejamento executarão estudos logísticos nas hidrovias que cortam o Estado, iniciando pela composição do Plano Estratégico Amazonas 2030, estruturante das hidrovias do rio Madeira e dos rios Jatapú/Uatumã/Amazonas.

(Agecom)


< voltar