Semasa utiliza material reciclado em construção de Estações de Coleta Seletiva

Data: 19/02/2009

Semasa utiliza material reciclado em construção de Estações de Coleta Seletiva


O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de São André (Semasa) está utilizando materiais recicláveis na construção das novas unidades da Estação de Coleta Seletiva da cidade. Trata-se das cercas (mourão plástico) que já estão sendo fixadas na estrutura física de três novos empreendimentos que serão inaugurados nos próximos dias.

Produzida com base em produtos plásticos – como garrafas PET (Polietileno Tereftalado) e frascos de shampoo – o material substitui a madeira e o concreto, ajudando na conservação ambiental. De acordo com dados do Departamento de Resíduos Sólidos (DRS), a utilização desse material comparado com o concreto gera uma economia de 45,9%. "Estamos sempre antenados com novas tecnologias e acreditamos que isso será um exemplo de reaproveitamento de materiais", afirma o gerente da Coleta de Resíduos Sólidos do Semasa, Fernando Arlei Cruseiro.

Na opinião de representantes do organismo, a medida serve como exemplo em sustentabilidade ambiental, pois é uma clara demonstração de como os resíduos sólidos descartados podem servir como uma importante alternativa econômica, tanto para órgãos públicos quanto empresas.

Atendimento aos domingos – As Estações de Coleta recebem produtos de diferentes categorias como pequenos volumes de resíduos sólidos, recicláveis em geral, inservíveis, entulhos de construção civil, pneus, podas de jardim, que podem ser colocados em caçambas específicas, de acordo com suas características. Basta o morador se dirigir aos locais determinados e levar o material de segunda a sábado. Entretanto, percebendo a larga demanda de resíduos sólidos descartados sem o devido cuidado, o Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) do Semasa está planejamento manter as unidades abertas também aos domingos.

De acordo com técnicos do setor, o final de semana é uma oportunidade para os moradores fazerem a limpeza de suas residências. Por essa razão, os munícipes precisam de um local adequado para descartar os itens não-utilizados. Para se ter uma idéia, o Semasa recolheu somente em janeiro 3,1 toneladas de material descartado de forma irregular na cidade, em 638 viagens nos 123 pontos de descarte irregular. Já as estações receberam em todo o ano passado 27 mil toneladas de utensílios.






< voltar