Estudantes dão continuidade a projeto de revitalização do Velho Chico

Data: 19/02/2009

Estudantes dão continuidade a projeto de revitalização do Velho Chico


A cidade de Luz (MG) foi cenário, entre 2006 e 2008, do Projeto de Revitalização do Córrego da Velha, realizado para ampliar a oferta de água para a zona urbana do município, além de recuperar e conservar a água e o solo da região, beneficiando a bacia do rio São Francisco.

Apesar de o convênio ter sido encerrado, o projeto não parou: duas estudantes da Universidade de Viçosa (UFV), em parceria com a instituição de ensino, a ANA e a prefeitura, têm monitorado as bacias de captação de enxurradas (barraginhas) construídas ao longo do convênio.

As estudantes de biologia Camila Rezende e Tamires Ferreira fazem um monitoramento diário, utilizando um pluviômetro e um marcador de nível produzidos pela própria UFV. Por meio do trabalho delas, é possível levantar dados sobre os níveis de absorção de águas pluviais e verificar os impactos ambientais nas barraginhas localizadas na Área de Preservação Ambiental (APA), na sub-bacia do Córrego da Velha.

Os resultados serão encaminhados à UFV e à ANA para estudos de captação de água de enxurrada para abastecer lençóis freáticos e de quantidade de terra capturada de forma a evitar o assoreamento de rios.



< voltar