Israelense ajuda Índia a despoluir rio

Data: 18/02/2013

Um laboratório criado pela profa. Yoram Oren, da Ben Gurion University, vai ajudar a Índia a reabilitar o rio Noyyal, atualmente é um dos mais poluídos do país. Especialista em dessalinização de água, a profa. Oren passou seu ano sabático envolvida na criação do laboratório de pesquisa de água na Universidade Karunya, no estado indiano de Tamil Nadu.

“A poluição aqui é um problema grave, inclusive porque a água do rio Noyyal era usada pelos agricultores locais para irrigação”, diz Oren, lembrando que, no passado, o rio forneceu água para irrigar cerca de 20 mil hectares de terra. Mas o lixo tóxico industrial, principalmente o proveniente do escoamento do tingimento e branqueamento de algodão das fábricas têxteis, mataram o Noyyal.

A tecnologia é relativamente nova, baseada na nano-infiltração, que utiliza membranas para remover sólidos dissolvidos. Essa técnica tem sido considerada uma boa solução para países em desenvolvimento em que há escassez de água potável, uma vez que, ao contrário das demais técnicas de purificação da água, ela não retira minerais essenciais como o cálcio. “A nano-infiltração também economiza energia em comparação com outras técnicas, porque não remove todos os componentes da água, o que a torna mais barata”, acrescenta Oren.

Mais informações através do link:
http://israel21c.org/environment/israeli-helps-india-rehabilitate-polluted-river/


Assessoria de imprensa do Centro de Mídia Brasil-Israel (Cembri)


< voltar