Mudanças climáticas na costa argentina ameaçam população de pinguins

Data: 17/02/2009

Mudanças climáticas na costa argentina ameaçam população de pinguins


A marcha dos pinguins esta virando uma maratona pela sobrevivência. O desequilíbrio causado no seu habitat pelas mudanças climáticas, em associação com poluição e sobrepesca, tem feito esses animais ampliarem dramaticamente a sua jornada em busca de alimentos, levando sua população ao declínio.

É o que revela um estudo feito pela bióloga americana Dee Boersma, da Universidade de Washington, com pinguins que habitam a costa da Argentina, nas proximidades da Patagônia. O trabalho mostra que, quando se trata de aquecimento global, essas aves são o canário da mina, sinalizando perigo eminente.

- Os pinguins estão percorrendo distâncias maiores em busca de alimentos e isso revela um grande desequilíbrio no seu habitat - disse ela, em palestra durante o encontro anual da Associação Americana pelo Desenvolvimento da Ciência (AAAS), na sigla em inglês, em Chicago. - Imagine que você mora num estado e tem que ir até outro, bem mais longe, em busca de trabalho e sustento. É o que está acontecendo quando você encontra um pinguipinguinm na costa do Brasil, seja no sul do país, no Rio ou, às vezes, até mesmo na Bahia.

A pesquisadora estudou uma colônia de pinguins da reserva biológica de Punta Tombo, na Argentina, durante 25 anos. Seu trabalho mostra que a extensão dos deslocamentos dos animais em busca de alimento dobrou em mais de uma década. Boa parte dessa maratona se deu por causa da sobrepesca da anchova, um dos seus alimentos prediletos.



< voltar