INCT consolida rede de estudo do meio ambiente

Data: 17/02/2009

INCT consolida rede de estudo do meio ambiente


Alavancar os intercâmbios já existentes na área de pesquisas sobre meio ambiente entre a USP e outras universidades brasileiras e alguns centros de estudo emergentes será uma das principais contribuições do recém-criado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estudos do Meio Ambiente. A opinião é do coordenador do Instituto, o professor Cláudio Augusto Oller do Nascimento, da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O Instituto funcionará fisicamente no prédio do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema) da USP, em Cubatão, na Baixada Santista, onde já existe toda uma infra-estrutura de laboratórios nesta área de pesquisa.

De acordo com Oller, as relações já existentes entre o Cepema e instituições como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) — por meio de seu Departamento de Engenharia Química —, a Universidade Federal de Pelotas (RS) e a Universidade Federal do Dourados (MS), serão, agora, formalizadas por meio deste INCT. Outras instituições, como os departamentos de Engenharia Química das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE), que já tem programas com a USP — como o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) — também serão beneficiadas.

“Além de reunir de modo formal uma rede já existente, a criação do Instituto vai facilitar os intercâmbios internos de pesquisadores, alunos e professores entre essas instituições”, destaca o docente. “Por meio dos recursos provenientes deste INCT, poderá ser criada uma infra-estrutura básica para os laboratórios dos grupos de pesquisa emergentes”, completa.



< voltar