Acordo entre brasileiros e europeus fomentará sete áreas do conhecimento

Data: 29/01/2013
Um documento assinado por Brasil e União Européia, na última quinta-feira (24), prevê cooperação em sete setores estratégicos. Serão contempladas as áreas de prevenção de desastres, gestão de crises, segurança alimentar, energia, bioeconomia, tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e nanotecnologia. O programa de cooperação está planejado, inicialmente, para durar de cinco anos.

Pelo acordo as partes terão acesso igualitário às instalações laboratoriais, equipamentos e material para a realização de atividades científicas e tecnológicas. Estão inclusos também testes, avaliações, normalização e certificação. Haverá intercâmbio de informações científicas e tecnológicas para a disseminação de resultados de pesquisa.

Para gerir o plano, será designado um grupo de coordenação formado por dois presidentes, um representante do Brasil outro europeu. Ambos terão a incumbência de elaborar atividades de cooperação e também organizar reuniões de alto nível.

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) também faz parte do acordo firmado. Haverá capacitação de cientistas, engenheiros e especialistas técnicos, em apoio à pesquisa conjunta, desenvolvimento de conteúdo, concessão de bolsas e financiamento de atividades temáticas cooperativas para benefício mútuo e de valor agregado. Os termos dos editais que serão lançados pelo programa ainda não foram definidos.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do MCTI)


< voltar