Prospecção e cooperação em inovação tecnológica

Data: 23/01/2013

-A prospecção de possibilidades de colaboração na área de propriedade intelectual, da transferência de tecnologia e da gestão da inovação, especialmente na área de biotecnologia, é o que um grupo de brasileiros, pesquisadores e gestores que compõem o Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (RedeNamor), fará em viagem de estudos aos EUA que se inicia nesta quarta-feira 23 de janeiro e se estende até o dia 2 de fevereiro.

Do grupo composto por representantes dos Núcleos de Inovação de toda a Amazônia Legal, faz parte a Dra. Maria das Graças Ferraz, do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), onde coordena o NIT, e presidente da RedeNamor - Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Namor), que reúne todos os núcleos institucionais da região.

Patrocinada pelo Departamento de Estado Norte-Americano, a viagem prevê visitas a instituições de pesquisa e ensino em Washington, Baltimore, Boston e Los Angeles. Segundo a coordenadora da Rede, Graça Ferraz, a iniciativa pode auxiliar na formação de especialistas (na Amazônia) aptos a trabalhar na área, principalmente "porque a Amazônia é estratégica quando se trata de biodiversidade e biotecnologia".

Na opinião de Graça Ferraz, essa oportunidade, que inclui ainda palestras e visitas a iniciativa privada nas Costas Leste e Oeste dos EUA, demonstra a credibilidade do trabalho dos Núcleos de Inovação da Amazônia Oriental. "A atenção dispensada a todos nós pelos interlocutores da Embaixada Americana nos anima a acreditar em possibilidades de parceria em diversas áreas". Com planos para o futuro imediato, Graça diz que "ao retornar da viagem e à luz da experiência vivida, vamos refletir sobre as ações propostas, os encaminhamentos e ampliar, redirecionar ou, se necessário, ajustar o foco dos NIT na Amazônia Oriental.

"Marco para os Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental, a viagem auxiliará no fortalecimento das ações já desenvolvidas pela Rede", afirma Graça Ferraz que lidera o grupo composto por: Ruth Helena Cristo Almeida, coordenadora do NIT Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); Marcos Conceição Araújo, Coordenador NIT Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa); Gisa Helena Melo Bassalo, Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Diretora da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); Dra. Maria Das Graças Ferraz Bezerra, Coordenadora NIT Amazônia Oriental e da RedeNamor/Museu Goeldi; Magali Moraes Rosa Coelho, Coordenadora NIT UFPA; Dr. Márcio Antonio da Silveira, Reitor Universidade Federal do Tocantins (UFT); Veronica de Menezes Nagata, Coordenador NIT Universidade do Estado do Pará (UEPA); e Dra. Maria Da Silva Pranchevicius, Diretora de Inovação da UFT.

Patrocínio - O Departamento de Estado dos EUA financia o projeto denominado International Visitor Leadership, do qual participam lideranças em diversos campos de atuação. Com o objetivo de apresentar aos participantes uma variedade de perspectivas em suas áreas, o programa inclui visitas a especialistas e instituições correspondentes e localizadas em diversos estados norte-americanos.

Na oportunidade da viagem de estudos, os representantes da Amazônia Oriental vão identificar estratégias e parcerias para pesquisa e comercialização de produtos de inovação. Além disso, vão conhecer instituições de ensino que podem oferecer consultoria e serviços de incubação para pequenas e médias empresas. O grupo também vai poder identificar estratégias de proteção intelectual.

(Agência Museu Goeldi)


< voltar