Anpei e INPI assinam acordo para fortalecer cultura de PI no Brasil

Data: 13/12/2012
A Anpei assinou no dia 4 de dezembro um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que tem por objetivo fortalecer a cultura da proteção da propriedade intelectual no País. O acordo foi assinado pelo secretário executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Naldo Dantas, representando o presidente da Anpei, Carlos Eduardo Calmanovici, e pelo presidente do INPI, Jorge Ávila, durante a última reunião do Comitê Temático de Gestão da Propriedade Intelectual, realizada na sede do Instituto no Rio de Janeiro.

Com a parceria, o INPI vai apoiar a Anpei na capacitação das empresas em vários temas relacionados a propriedade intelectual, como previsto no programa EducaAnpei, que vai oferecer rotas de desenvolvimento profissional em assuntos ligados à inovação. Essa metodologia permitirá que os profissionais escolham os cursos de acordo com suas necessidades e nível de experiência, percorrendo assim rotas de formação.

“A Anpei sentiu necessidade de ampliar capacidade de formação das empresas na área de propriedade intelectual. Quem trabalha com inovação não deve trabalhar só com o conceito de segredo industrial, mas deve entender como pode utilizar a propriedade intelectual na estruturação de negócio, como usar competências em propriedade intelectual para viabilizar negócios, e não só saber como fazer um depósito de patente”, afirma Naldo Dantas “Não podemos mais falar em inovação sem falar em propriedade intelectual”, completa. Jorge Ávila destaca que a Anpei é uma parceira especial do sistema nacional de inovação. “Evidentemente, o INPI tem relações com várias entidades empresariais, mas a dedicação ao tema da inovação aproxima a Anpei à missão do INPI”, ressalta.

O objetivo geral do acordo de cooperação técnica assinado entre Anpei e INPI é fortalecer a cultura da proteção do conhecimento; da transferência de tecnologia e de propriedade industrial. Promoverá um melhor entendimento e uso do sistema de PI como fator estratégico à inovação tecnológica, por parte das empresas brasileiras, dos gestores de tecnologia, de representantes do governo e das instituições parceiras.

O INPI e a Anpei irão realizar atividades baseadas em monitoramento, mapeamento e prospecção tecnológica, a fim de gerar informações estratégicas para o aumento da competitividade das empresas brasileiras. Tal atividade fortalece a inserção da PI como ferramenta de estímulo à inovação tecnológica na agenda política do País, visando à elaboração e implementação de políticas de governo voltadas para o incentivo à competitividade de organizações brasileiras.

(Com informações da assessoria de comunicação da Anpei e do INPI)


< voltar