Emissário Submarino será ampliado em Santos

Data: 12/02/2009

Emissário Submarino será ampliado em Santos


Uma tubulação que pesa quase mil toneladas vai ampliar o emissário submarino de Santos, a 72 km de São Paulo. A estrutura será lançada no mar em março, e promete melhorar a balneabilidade das praias da região.

Uma operação gigante foi montada para levar a tubulação para o mar. Ela foi montada em um terreno no Guarujá, a 86 km de São Paulo. Entretanto, por ser tão grande, pode ser vista da Ponta da Praia de Santos. No total, são 39 tubos mais a estrutura de concreto.

Com 435 metros de comprimento, a estrutura vai se juntar aos 4 km de extensão do emissário submarino, construído na década de 70 para lançar o esgoto de Santos e São Vicente no mar. A obra faz parte do programa Onda Limpa, do governo do estado, que deve investir R$ 1,5 bilhão em saneamento em toda a região até 2011.

O esquema para a instalação da estrutura vai envolver dois rebocadores e mais de 70 pessoas. A operação, que será feita em março, deve demorar várias horas e interromper até a movimentação de navios no canal do porto.

De acordo com Reynaldo Young, superintendente regional da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp), a obra vai suportar o crescimento de Santos e São Vicente pelos próximos 30 anos.



< voltar