Cepal debate criação de um imposto ambiental

Data: 07/12/2012
A simplicidade e a rentabilidade devem ser levadas em conta para a criação de um imposto ambiental, afirma um grupo de especialistas que participam da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, COP 18.
Um evento sobre o tema foi realizado paralelamente à conferência, que termina nesta sexta-feira, em Doha, no Catar. O debate foi organizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal e pela Câmara Internacional do Comércio.
Políticas Integradas
Em julho, a ONU incluiu um imposto sobre emissões de dióxido de carbono, CO2, em países desenvolvidos, em uma proposta prevendo várias taxas para permitir a cooperação mundial.
Na reunião em Doha, foram recomendadas políticas integradas para lidar com possíveis implicações sociais do imposto ambiental, além de um debate sobre os desafios e oportunidades que a taxa pode criar.
O chefe da Unidade das Mudanças Climáticas da Cepal, Luís Miguel Galindo, lembrou que devem ser garantidas infraestruturas de baixo carbono, além de uma regulação consistente e políticas públicas adequadas.
(Rádio ONU)


< voltar