Recompensa vem após intenso processo de formação de líderes

Data: 05/12/2012
Um líder só é respeitado quando é admirado e serve de exemplo. Foi a partir dessa premissa que a unidade de negócios Leste da Sabesp decidiu, em 1998, dois anos depois de sua criação, adotar de forma pioneira o Modelo de Excelência da Gestão, baseado nos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).O primeiro reconhecimento veio em 2000, com a conquista do PNQ nível I, seguido pelo recebimento da medalha de prata no Prêmio paulista de Qualidade da Gestão (PPQG), em 2001, e da medalha de ouro e troféu Governador do Estado no PPQG em 2003. Mais adiante, as atenções foram voltadas à capacitação das equipes e das áreas, detalhando-se os pontos fortes da unidade e, principalmente, o que era preciso melhorar.Mais uma vez, o esforço foi recompensado. Em 2007, a Leste foi a primeira organização a ser reconhecida com o PNQ nível III. A boa performance também rendeu três prêmios consecutivos como a unidade que obteve o menor índice de perdas na Distribuição de água em razão dos investimentos contínuos em tecnologia, na inovação de processos e desenvolvimento de novas metodologias para a redução de perdas, com destaque para a adoção do MASPP - Método de Análise e Solução de Problemas Aplicados a Perdas.Paralelamente à excelência na gestão, a unidade Leste trabalhou na melhoria dos seus processos, o que resultou na certificação ISO para diversas atividades, desde as análises realizadas pelo Laboratório de Controle Sanitário até os processos principais relacionados aos clientes e demais sistemas de apoio, como suprimentos e contratações.A semente da busca pela melhoria da qualidade contínua estava lançada e germinava a cada safra. A unidade, porém, queria mais. "De aprendizado em aprendizado, nós percebemos que era hora de olhar com atenção não apenas para os processos, mas, também, para a formação das lideranças", lembra Márcio Gonçalves de Oliveira, 49 anos, há 24 na Sabesp e desde 2010 à frente da superintendência da unidade de negócios Leste. O caminho encontrado pela direção foi criar, em 2008, o Programa de Capacitação da Liderança, com o objetivo de formar líderes educadores, comunicadores e de excelência.Entre 2007 e 2011 foram investidos cerca de R$ 300 mil em treinamento e capacitação de lideranças, totalizando 8 mil horas de desenvolvimento e formação de novos líderes. Em um primeiro momento foram envolvidas nada menos do que cem pessoas, que replicaram os novos conhecimentos e condutas em suas áreas. "Mais do que o capital investido e o tempo aplicado nesse processo, o grande ganho foi a transformação do clima de trabalho no dia a dia, que melhorou muito com o reconhecimento de uma liderança ética e transparente", afirma a gerente do departamento administrativo e financeiro Mariângela Trevisan, há 15 anos na Sabesp e uma das líderes nascidas do novo momento. "O processo deixou claro a cada um dos empregados qual era a sua importância, os seus pontos fortes, os fracos e o que era preciso para atingir a própria meta e ajudar o grupo e a unidade a alcançar o grau de excelência perseguida."Os resultados e a disposição em evoluir ainda mais na gestão, segundo o superintendente, levaram a unidade Leste a se submeter, em 2012, a duas novas avaliações externas, ambas baseadas no Modelo de Excelência da Gestão; o PNQS nível IV e o Prêmio Nacional da Qualidade, no qual foi finalista. "Entendemos que a participação no prêmio seria uma ferramenta importante para medirmos a evolução do nosso trabalho e do nosso modelo de gestão", afirma Oliveira. "Hoje, as pessoas sabem o que têm de fazer e isso fortalece a gestão. Por conta dessa afinidade, há um envolvimento de todos em qualquer iniciativa. O fato de estarmos entre os finalistas da edição 2012 do PNQ avaliza nossas expectativas", afirma.Por Katia Simões

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