Pontos por ampliar a comunicação

Data: 05/12/2012

Deixar abertas todas as portas de acesso tem sido um dos pilares da estratégia de relacionamento da Sabesp Unidade Norte com os 3 milhões de consumidores de sua área de atuação. Além dos meios convencionais de comunicação, como telefone e pontos de atendimento presencial, a unidade aposta fichas nos canais virtuais.
Por esses meios, os clientes resolvem grande maioria das demandas - da ligação de água e Esgoto à instalação e aferição de hidrômetros e aos serviços de manutenção da rede e consertos de vazamentos. O telefone é muito utilizado, mas a internet cresce na preferência do público. "O fluxo nas agências continua grande. O atendimento presencial gira em torno de 30 mil pessoas por mês", informa José Julio Pereira Fernandes, superintendente da unidade.
Com cobertura em bairros da zona norte da capital paulista, como Vila Maria, Vila Guilherme, Santana, Casa Verde, Freguesia do Ó, Pirituba, Brasilândia e Perus, e 13 municípios da Grande São Paulo (Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Cajamar) e da Região Bragantina (além de Bragança paulista, Socorro, Painhalzinho, Pedra Bela, Piracaia, Nazaré paulista, Joanópolis, Vargem Grande, Mairiporã), a unidade investe no contato estreito com os clientes. Por isso, realiza reunião mensal nas agências de atendimento para resolver demandas e ouvir as solicitações corriqueiras.
Além disso, promove encontro anual que visa prestar conta dos trabalhos realizados ao longo do ano e expor os planos para os 12 meses seguintes. "Muitos dos projetos que desenvolvemos saíram de reivindicações apresentadas nessas reuniões", enfatiza Fernandes, citando exemplos como a despoluição de córregos e a implantação da conta de água individualizada em condomínios residenciais.
"O público aprova a sistemática e a confiança na empresa aumentou, já que muitas reclamações são evitadas nesse contato pessoal", observa Fernandes, em alusão ao fato de a Sabesp Unidade Norte ter sido apontada como destaque no critério Clientes no Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) 2012.
O plano é ampliar e melhorar esses encontros. Entretanto, como o principal negócio da companhia é a Distribuição de água, a coleta e o Tratamento de esgoto, está em andamento a construção de Estações de Tratamento de esgoto (ETEs) em diversas localidades. O investimento gira em torno de R$ 700 milhões e as entregas serão feitas entre 2013 e 2018, prazo estabelecido para a universalização do serviços de saneamento básico nos domicílios atendidos por todas as unidades de negócio da Sabesp.

Valor


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