Campinas tem a primeira usina de energia solar do país

Data: 29/11/2012

Representando o Rio Grande do Sul, o vice-governador Beto Grill participou, nesta terça-feira (27), em Campinas (SP), da solenidade de inauguração da Usina de Energia Solar Tanquinho, projeto da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) que visa a geração de energia limpa e renovável com painéis fotovoltaicos. O ato ocorreu junto à planta da usina, onde Grill foi recebido pelo presidente da CPFL, Wilson Ferreira Jr., pelo secretário de Energia do Estado de São Paulo, José Aníbal, e pelo prefeito eleito de Campinas, Jones Donizette.

Localizada em uma área de 13.700 m2 da Subestação Tanquinho, uma das distribuidoras do Grupo CPFL, a usina vai gerar aproximadamente 1,6 GWh/ano - o suficiente para abastecer mensalmente 657 clientes com um consumo médio de 200 KWh/mês. O projeto de energia limpa foi aprovado em dezembro de 2011 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e teve investimentos de R$ 13,8 milhões. A construção da usina levou quatro meses e outros oito foram aplicados em pesquisas, que deverão continuar até março de 2015, quando a CPFL deverá propor à Aneel arranjos técnico-comerciais para a inserção da geração fotovoltaica na matriz energética brasileira.

O vice-governador gaúcho também participou da solenidade de cem anos da CPFL Energia, que ocorreu na sede da empresa. Ao lado de diversas autoridades, Beto Grill conheceu o museu virtual que mostra em imagens e sons o histórico da empresa que foi uma das pioneiras na geração de energia no País.

Em seu discurso, Grill parabenizou a direção da CPFL e da holding que comanda a empresa, destacando que no Rio Grande do Sul o braço da CPFL é a RGE - Rio Grande Energia. "A RGE vem desempenhando um importante trabalho e auxiliando no desenvolvimento do Estado, na medida em que distribui energia para milhares de empresas gaúchas", finalizou Grill.

Secom/EcoAgência



< voltar