Colóquio Saint-Hilaire promove integração entre pesquisadores brasileiros e franceses

Data: 23/11/2012
As atividades 3º Colóquio do programa Saint-Hilaire tiveram prosseguimento na tarde desta quarta-feira (21), no edifício sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com apresentações sobre as atividades da agência para os pesquisadores estrangeiros e sobre a Rede Francesa de Estudos Brasileiros (REFEB).

O 3º Colóquio Saint-Hilaire,jornada de Cooperação Científica franco-brasileira em ciências humanas e sociais, reúne pesquisadores brasileiros e franceses com o objetivo de valorizar as pesquisas realizadas de forma conjunta, sob o tema Políticas Energéticas e Uso do Território no século XXI.

Em sua apresentação sobre a Capes, a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, reforçou a missão institucional da coordenação, além de explicar brevemente o funcionamento do Portal de Periódicos da Capes.

Para a diretora, a estabilidade política e, consequentemente econômica, dos últimos anos propiciou um salto qualitativo para o Brasil. "O Brasil encontra-se em situação privilegiada ao lado da China e Rússia, além de promissora, garantindo o crescimento da produção científica.", aponta.

Neddermeyer ressaltou o esforço da Capes em incentivar a modernização curricular nas universidades brasileiras, além facilitar a entrada de estrangeiros nas mesmas por meio do investimento na mobilidade de concessão de bolsas, melhora o diálogo entre os países parceiros, como é o caso do Brasil e da França. "A cooperação Brasil-França é uma das mais sólidas e que traz mais orgulho", afirmou. Hoje são 3 mil bolsistas brasileiros e uma expectativa de crescimento nos próximos anos com o programa Ciência Sem Fronteiras.

A programação contou com a apresentação da Rede Francesa de Estudos Brasileiros (REFEB), iniciativa da Embaixada da França no Brasil que pretende impulsionar e em seguida consolidar as vocações científicas brasileiras.

A representante da embaixada francesa, Alice Rey, expôs os resultados de uma pesquisa online realizada com 125 bolsistas em virtude dos dez anos da REFEB. O estudo permite traçar um perfil dos bolsistas, além de apresentar o destino dos estudantes depois do término da bolsa.

Saint-Hilaire - O programa Saint-Hilaire é uma parceria entre a Capes e a Embaixada da França, iniciada em 2010, para apoiar a edição de obras científicas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas sobre as grandes questões que permeiam o Brasil contemporâneo, a fim de valorizar as pesquisas realizadas de forma conjunta e favorecer os intercâmbios científicos e institucionais entre o Brasil e a França.
(Ascom da Capes)


< voltar