Exposição Flores, Tempo e Ecologia alia a decoração à responsabilidade ambiental

Data: 27/08/2008

Exposição Flores, Tempo e Ecologia alia a decoração à responsabilidade ambiental


Como uma grande caixa de agradáveis surpresas, a exposição de flores e plantas ornamentais da Expoflora reservou para 2008 uma decoração ecologicamente correta: praticamente todos os ambientes trazem materiais recicláveis ou reutilizáveis transformados em vasos, lustres e em uma dezena de outros objetos, além de mensagens sobre a necessidade de preservação da água, da fauna e da flora.

A proposta é ousada. Os decoradores holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, que, no comando de uma equipe de 20 paisagistas e decoradores, utilizarão, incluindo a reposição, 250 mil hastes de flores de corte e mais de 1.000 diferentes variedades de flores e plantas de vasos, transformaram os arranjos ornamentais em porta-vozes da natureza. As mensagens transmitidas por essa arte, no entanto, não são alardes de um fim trágico para o ecossistema; trazem o positivismo das possibilidades de que o ser humano conserte os erros cometidos até agora contra a Terra para que possamos preservar o planeta para as futuras gerações.

Em praticamente todos os ambientes os decoradores brincam com os vários significados da palavra tempo: duração limitada; longevidade; período; época; sucessão de anos, dias, horas, ou mesmo momentos que permitam ao homem ter a noção - real ou não - de presente, passado e futuro.




< voltar