Fortaleza: UFC vai monitorar a água do mar

Data: 06/02/2009

Fortaleza: UFC vai monitorar a água do mar


O monitoramento da qualidade da água do mar de Fortaleza está garantido pelo período de mais dois anos. Para isso, o convênio entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Universidade Federal do Ceará (UFC) foi renovado. A Cagece irá disponibilizar recursos da ordem de R$ 400 mil para a manutenção do barco de pesquisa Professor Martins Filho.

A parceria entre a Cagece e UFC existe há dez anos. De acordo com o biólogo e um dos responsáveis pela pesquisa, Silvano Porto, o barco é utilizado para coletar, a cada três meses, amostras de água e dos sedimentos do mar que servem para análises físico-química e bacteriológica, além da identificação e contagem dos organismos marinhos. A coleta é realizada na área onde é despejado o efluente tratado da Estação de Pré-Condicionamento da Cagece (EPC), localizado na Avenida Leste-Oeste.
“O monitoramento garante que o que é jogado não retorne à praia e não causa danos à flora e fauna marinha”, explica.

O trabalho é realizado pelo Laboratório de Ciências do Mar (Labomar), da UFC. O barco Professor Martins Filho atua há 20 anos e é uma das embarcações mais ativas do setor de pesquisa do Nordeste.

A EPC da Cagece devolve ao mar o efluente do esgoto tratado de Fortaleza. Para não causar impacto na orla, a empresa utiliza uma tubulação de 3.200 metros de comprimento.



< voltar