Acre comemora aniversário de sua primeira instituição de pesquisa

Data: 10/10/2012


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Acre será realizada em clima de comemoração. A abertura do evento, no dia 15 de outubro, ocorrerá dentro da programação do Seminário 25 Anos de Ciência e Tecnologia no Estado do Acre, atividade que marca o 25º aniversário da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac). O seminário terá início às 14h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fiec), localizado na Avenida Ceará, em Rio Branco.

Segundo a coordenadora regional da SNCT, Vasti Quintana, apesar de já contar, em 1987, com a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do governo local, o estado teve na Funtac sua primeira instituição de pesquisa. Recentemente, a área ganhou novo reforço com a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), lembra Vasti.

Na programação do seminário, está prevista a realização de dois painéis. Do primeiro painel, "Ciência e tecnologia: perspectivas no novo milênio", participam o diretor-geral da Embrapa/AC, Judson Valentim, e o representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agnaldo de Almeida Dantas.

O segundo debate, "Acre: paradigmas e desafios da sustentabilidade", terá a participação do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac/Acre), Ricardo Bezerra Hoffmann, e do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AC), o engenheiro civil João Cesar Dotto.

As atividades do seminário se encerram com o lançamento da 8ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Acre (SNCT/Acre), às 20h, com o pronunciamento do diretor-presidente da Funtac, Luiz Augusto Mesquita de Azevedo.

Adesões - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Acre pela Funtac. Cresce a cada ano a adesão de instituições de pesquisa e ensino e de municípios à SNCT. Em 2011 foram 96 atividades em 11 municípios, o que representa metade do estado envolvido em alguma ação de ciência e tecnologia (C&T).

Vinte e quatro instituições ofereceram palestras, exposições, oficinas e minicursos, entre outras atividades. Neste ano, estima-se alcançar 15 dos 22 municípios, com mais de 100 atividades, que devem ir além do período oficial da semana nacional.

Segundo a coordenadora Vasti Quintana, o estado tem uma política ambiental sintonizada com o tema escolhido para a SNCT desse ano: "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". "Com um plano de governo alinhado a questões como essas, as secretaria estaduais demonstram interesse particular na difusão científica e tecnológica das ações que o estado vem realizando ao longo dos anos e, por meio de parcerias com outros órgãos federais, ONGs e instituições privadas, pretende-se mobilizar a população em torno das atividades", ressalta.

Também estão programadas, para 15 a 21 de outubro, oficinas de aproveitamento de alimentos e reaproveitamento de resíduos sólidos, palestras sobre nanociência e nanotecnologia e mesa-redonda sobre o Código Nacional de Ciência e Tecnologia, na Universidade Federal do Acre (Ufac), exposições fotográficas e de experimentos de física, o Dia de Campo (ação da Embrapa Acre), apresentação de trabalhos científicos e o projeto Instituição de Portas Abertas, quando estudantes serão convidados a visitar as instalações da Embrapa e da Funtac, entre outras ações. Acesse o site da Funtac.

Sobre a SNCT - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, desde 2004, em todo o Brasil. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T. A coordenação nacional é de responsabilidade do MCTI, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) e das coordenações locais.

Visite o site da SNCT: http://semanact.mct.gov.br/.
(Ascom do MCTI)


< voltar