BID apoia esforço do setor de saneamento para enfrentar as mudanças climáticas

Data: 03/10/2012
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dará apoio técnico às autoridades bolivianas por meio de uma doação de US$2 milhões do Fundo Estratégico de Investimento no Clima (SCF), para apoiar um programa piloto de adaptação aos impactos das mudanças climáticas para o sistema de água e esgoto da área metropolitana de La Paz e El Alto.

A Bolívia, que é um dos países mais afetados pelas consequências das mudanças climáticas, foi selecionado para participar no Programa Piloto sobre a Capacidade de Adaptação às Mudanças climáticas (PPACC), recebendo recursos específicos para que os países possam integrar os riscos e a adaptação às mudanças climáticas às atividades de planejamento do desenvolvimento.

A cooperação técnica permitirá ao Ministério de Meio Ambiente e Água da Bolívia elaborar projetos detalhados, desenvolver oficinas de socialização, definir a estrutura de avaliação e formatar o sistema de monitoramento de um projeto piloto de investimento na adaptação no setor de água e esgoto na área metropolitana de La Paz e El Alto.

Alfred Grünwaldt e Edgar Orellana, líderes da equipe da Divisão de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade (CCS) e Água e Esgoto (WSA) respectivamente explicaram que “esta cooperação técnica complementa as ações que o governo da Bolívia para a inclusão efetiva do tema de adaptação ao aquecimento global no setor de água esgoto”.

Este apoio técnico faz parte da estratégia de trabalho que o BID vem desenvolvendo na área de adaptação às mudanças climáticas com a Bolívia. Esta cooperação articula o trabalho que o BID propõe para reduzir a vulnerabilidade climática através das divisões de Água e Esgoto, Energia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Administração de Riscos por Desastres.


aguaonline.com.br




< voltar