GERENCIAMENTO DE PROGRAMAS DA SABESP É DESTAQUE EM EVENTO DO PMI

Data: 27/09/2012
Na manhã da última quinta-feira, 19/setembro, a Sabesp, representada por Silvio Leifert, superintendente para Gestão de Empreendimento; Jairo Varoli, gerente de Desenvolvimento da Gestão de Empreendimentos e os analistas Marcia Arce P. Martinelli e Valéria Mendes; esteve presente no 12º Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos, evento promovido pelo Capítulo SP do PMI - Project Management Institute.

Acompanhados pelos consultores Maurício Vizeu de Castro, da Vizca; Alberto S. Brito, da Cdatec e Flávia R. de Souza, da USP, eles fizeram a uma plateia que lotou o auditório da Fecomércio, a palestra “Gerenciamento de programas com foco em benefícios – o desafio de novos horizontes” que, mais do que uma visão da área de gestão de empreendimentos da Sabesp, mostra como foi o processo de construção, evolução e consolidação dessa área na Empresa.

“É uma apresentação bastante interessante. As pessoas tem uma ideia bastante diferente da Sabesp, mais voltada a uma empresa simplesmente executora de obras e quando percebem a forma de trabalho que implementamos acabam se surpreendendo, sempre de forma positiva”, explica Silvio Leifert.

A segunda parte da apresentação mostra como se dá a Gestão de Programas na Sabesp, tomando como base os Programas Estruturantes e exemplificando com o Programa Estruturante do Vale do Vale do Ribeira.

“O encontro desse ano foi um dos mais completos que o Capitulo SP do PMI já realizou. Tivemos nomes internacionais de peso, trazendo experiências fantásticas e casos do Brasil que mostram a evolução prática dos processos de gestão. Sempre somos convidados a mostrar o que acontece na Sabesp e, felizmente, sempre temos o que mostrar. O que precisamos é acreditar cada vez mais que a implantação dos modelos de gestão de projetos, de gestão de programas, de gestão de empreendimentos como um todo traz resultados concretos e visualizar como esses benefícios se traduzem em resultados para todos”, finalizou Leifert.

O PMI
Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos, atualmente com mais de 500.000 associados em 185 países.

Os associados do PMI são indivíduos praticando e estudando o Gerenciamento de Projeto nas mais diversas áreas, como aeroespacial, automobilística, administração, construção, engenharia, serviços financeiros, tecnologia da informação, farmacêutica e telecomunicações.

Com o passar do tempo, o PMI se tornou, e continua sendo, a principal associação profissional em Gerenciamento de Projetos. Os associados e interessados em Gerenciamento de Projetos têm à sua disposição uma extensa relação de produtos e serviços oferecidos pelo PMI. Estes produtos e serviços são descritos abaixo e estão detalhados no site do PMI.
Padrões Profissionais

O PMI ocupa uma posição de liderança global no desenvolvimento de padrões para a prática da profissão de Gerenciamento de Projetos em todo o mundo. O principal documento padrão do PMI, "A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide)", é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBOK® Guide é aprovado como um Padrão Nacional Americano (ANS) pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI). O PMI está compromissado com a expansão e melhoria contínua do PMBOK Guide, assim como com o desenvolvimento de padrões adicionais.

Além do PMBOK Guide, outros padrões foram desenvolvidos, estando disponibilizados aos associados:
Project Manager Competency Development Framework - Second Edition (PMCDF)
Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®)
Practice Standard for Earned Value Management (EVM)
Practice Standard for Work Breakdown Structures - Second Edition (WBS)
Practice Standard for Scheduling
Practice Standard for Project Configuration Management
The Standard for Program Management
The Standard for Portfolio Management

Certificação
Desde 1984 o PMI tem se dedicado a desenvolver e manter um rigoroso programa de certificação profissional para promover o crescimento da profissão de Gerenciamento de Projetos e reconhecer as realizações de indivíduos no tema. A certificação de Project Management Professional do PMI (PMP) é a credencial mais reconhecida mundialmente para indivíduos envolvidos com o Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI se tornou a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela ISO 9001.

O PMI São Paulo
Formalizado em 1998, e pioneiro na estrutura atual de Chapters do PMI no Brasil, Chapter São Paulo do PMI (PMI São Paulo) o conta hoje com mais de 3.082 membros e mantém uma intensa atividade local, com reuniões periódicas abertas ao público, Grupo de Estudos Técnicos (GETs), cursos para os exames de certificações PMP e CAPM, wokshops e a realização de um Seminário Internacional sobre o tema.

O PMI São Paulo aponta para ser reconhecido como uma organização de excelência na área de Gerenciamento de Projetos.
Sua missão é servir o interesse profissional de seus associados e contribuir com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira, promovendo:
O avanço do estado da arte na prática de gerenciar Programas e Projetos e as organizações que estão envolvidas;
A ética e as responsabilidades em Gerenciamento de Programas e Projetos;
Apoio ao Gerenciamento de Projetos como uma disciplina profissional;
Programas de estímulo ao Gerenciamento de Projetos para o benefício da sociedade.

Sabesp



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