Centro Mineiro de Referência em Resíduos recebe o Prêmio de Água e Saneamento BID-FEMSA

Data: 20/09/2012
O Centro Mineiro de Referência em Resíduos venceu a quarta edição do Prêmio de Água e Saneamento BID-FEMSA para América Latina e Caribe na categoria de Gestão de Resíduos Sólidos. A escolha se deve ao fato da instituição ser pioneira no recolhimento de resíduos sólidos nas áreas urbanas. O evento de premiação aconteceu nesta terça-feira (18.09), em Cuenca, no Equador.

O Prêmio, promovido pela Fundação FEMSA e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), premia instituições que criaram soluções inovadoras para Gestão da Água, Gestão de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos. O objetivo é incentivar a troca de experiências e gerar soluções criativas para o desenvolvimento sustentável na América Latina. A cada ano, um Comitê Técnico formado por especialistas do BID, em coordenação com a Fundação FEMSA, se reúne para avaliar e selecionar os projetos com resultados importantes.
O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um programa do Governo do Estado de Minas em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e recebeu o prêmio pelo resultado de projetos desenvolvidos em áreas como gestão integrada de resíduos, inclusão socioprodutiva de catadores e capacitação profissional. Em uma iniciativa pioneira no Brasil, a organização atua como núcleo de informações, projetos e parcerias que buscam estimular a reflexão e a ação dos cidadãos. O objetivo é promover a articulação entre os setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas para transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais.
“O significado desse prêmio para o Centro Mineiro é muito grande. Além de uma forma de reconhecimento do trabalho realizado, é um importante indicador de que estamos no caminho certo”, comemora o diretor executivo do CMRR, Aparecido Gonçalves.
Além do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, a cidade de Comitan no Estado de Chiapas, no México, também levou o prêmio. O destaque foi na categoria de Gerenciamento de Água com o projeto do Sistema Coletor de água "Efraim A. Gutiérrez " desenvolvido em 2003-2004 em conjunto com o CNA e com o Estado de Chiapas. Nele, 15 comunidades se uniram e criaram um conselho para administrar o serviço de água na área. A ação beneficiou mais de 3 mil pessoas.

Na categoria de Gestão de Saneamento o prêmio foi para a organização “Water for People”, da Bolívia, graças à sua solução criativa para a questão da higiene pública encontrada na cidade de Cochabamba. Eles passaram a utilizar dejetos humanos como adubo para a produção de cogumelos comestíveis que tem alto valor comercial.

Os projetos vencedores do Prêmio Água, criado em 2009 com o objetivo de reconhecer as organizações que implementaram soluções inovadoras e eficazes com resultados comprovados, recebem bolsas de estudo para cursos de formação oferecidos pelo Centro de Água para a América Latina e Caribe (GC) e uma medalha de prata feita pelo artista Gerardo Azcúnaga.

"O prêmio tem tudo a ver com o objetivo da Fundação FEMSA de promover as boas práticas na gestão da água na região. Acredito que a grande contribuição do Prêmio também está em incentivar as organizações e beneficiar os profissionais que atuam nestas organizações", afirma Vidal Garza, diretor da Fundação FEMSA.

"Para o BID é muito importante este reconhecimento das experiências inovadoras no setor. Por isso, desde 2009 temos oferecido este prêmio que promove e melhora a formação dos profissionais da região ", disse Federico Basañes, água, Chefe da Divisão de Saneamento e do BID.


Revista TAE


< voltar