Workshop aborda ferramentas eletrônicas no estudo da biodiversidade

Data: 20/09/2012

Botânicos e pesquisadores da biodiversidade em geral podem acelerar e facilitar seus trabalhos a partir de recursos desenvolvidos por especialistas em informática. Como plataforma para esse fim, o workshop internacional 'Contribuição para o Avanço da e-Infraestrutura: Inovação para uma Cooperação Global' discute impactos econômicos, sociais e políticos de novas ferramentas de tecnologia da informação para a pesquisa científica. O evento será realizado em Recife, hoje (19) e quinta-feira (20).



Organizado pelo projeto EUBrazilOpenBio em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Herbário Virtual da Flora e dos Fungos - ambos com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) -, o workshop aposta em tecnologias como a computação em nuvem para atender necessidades de pesquisadores que lidam com grande volume de dados.



Com base em experiências do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, o evento vai traçar um panorama de como o Brasil usa a tecnologia em estudos botânicos. Ao mesmo tempo, o público vai poder avaliar os resultados parciais do EUBrazilOpenBio - uma das linhas temáticas de uma cooperação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com a União Europeia em tecnologias da informação e da comunicação (TICs). A atividade faz parte de reunião conjunta das duas iniciativas.



Do MCTI, participam do workshop o coordenador-geral de Serviços e Programas de Computador, Antenor Correa, e a diretora do Departamento de Políticas e Programas Temáticos, Mercedes Bustamante. À frente do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), Mercedes coordena uma sessão sobre expectativas para o futuro, compõe a mesa-redonda de encerramento e apresenta ações para melhorar a capacidade brasileira de conservar e usar a biodiversidade por meio do domínio da informação.



O diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, coordena a primeira sessão do evento, sobre realizações e perspectivas para o futuro da infraestrutura eletrônica relacionada à biodiversidade, no âmbito da parceria entre Europa e Brasil. A RNP, organização social ligada ao MCTI, ainda participa do workshop com palestras do diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro, e do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Leandro Ciuffo.



Leia mais sobre o evento no site http://www.eubrazilopenbio.org/.

(Ascom do MCTI)





< voltar