Consumo de água e luz cresce 25% em Teresina

Data: 27/08/2008

Consumo de água e luz cresce 25% em Teresina


As altas temperaturas já refletem no aumento do consumo de energia elétrica e água em Teresina. A produção de água tratada passou de 190 mil metros cúbicos por dia para 220 mil m³.

Enquanto isto o consumo de energia já é 25% maior. Uma das medidas adotadas pela Agespisa para evitar o desperdício de água é a instalação de hidrômetros em praças públicas. "Os hidrômetros já estão sendo implantados em Teresina e A medida vai se estender por todo o Estado. Esta foi uma alternativa encontrada para conter o desperdício e ainda educar a população", disse o presidente da Agespisa, Merlond Solano.

Sendo assim, as prefeituras municipais que vão arcar com os custos do desperdício. Merlong ainda cita as ligações clandestinas como um dos fatores que descontrolam o sistema de abastecimento de água na cidade. "Recentemente inauguramos um sistema de abastecimento no Parque Universitário, que abriga 2 mil famílias. Havia vazamentos no local e a população não se preocupava em controlar o consumo, mas agora eles vão pagar pela água tratada", disse.

De acordo com o presidente do órgão, a Agespisa está trabalhando em áreas onde ainda há ligações clandestinas com o intuito de racionalizar o consumo. "Ainda vamos realizar uma campanha educativa com esta finalidade", completou. Por enquanto, Merlong diz que não há dificuldade para manter o abastecimento de água na cidade e que a produção ainda pode aumentar, chegando até 236 mil metros cúbicos por dia. "Além da produção nas estações de tratamento, a cidade ainda é atendida por 45 poços", disse.





< voltar