Sabesp apresenta seus desafios tecnológicos e incentiva parcerias com empresas, universidades e institutos de pesquisa

Data: 13/09/2012
Na terça-feira (11/9), a Diretoria de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente (T), em parceria com a Unidade de Negócio do Vale do Paraíba da Sabesp, promoveu em São José dos Campos, um workshop para fortalecer o núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que a Empresa mantém no Parque tecnológico de São José dos Campos e incentivar novas parcerias com universidades, institutos de pesquisa e empresas da região.

Diante de um auditório lotado, a diretora-presidente, Dilma Pena, reiterou o propósito da Sabesp de se investir em inovação e capacitação de novos talentos: “Inovação é infinita e depende da formação e capacitação de talentos”.

Dilma Pena destacou também que o trabalho desenvolvido pela Sabesp no parque tecnológico de São José trará mais qualidade e eficiência nos serviços prestados pela companhia. “Tenho certeza que esse trabalho que está sendo conduzido no parque tecnológico proporcionará à Sabesp ser um prestador de serviço melhor, mais eficiente, eficaz e reconhecido pelo povo paulista e pela comunidade que cerca o setor de saneamento”, afirma.O diretor da T, João Baptista Comparini, ressaltou a importância do parque em promover o intercâmbio tecnológico com parceiros estratégicos. “Vejo com enorme expectativa positiva as possibilidades de parcerias a serem estabelecida através do parque com as instituições do Vale do Paraíba, com as universidades e com todos que fazem parte deste projeto”, disse.

O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, reforçou a necessidade de parcerias do parque com empresas como a Sabesp e deu boas-vindas à companhia. “Aqui em São José vocês são o parceiro. Vamos ajudar vocês nessa missão”.Além de funcionários da Sabesp, também empresários, estudantes, professores e autoridades como o deputado estadual Hélio Nishimoto estiveram presentes ao evento.

Depois da cerimônia de abertura do workshop, o engenheiro da Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Marcelo Kenji MIki expôs ao público a estrutura de pesquisas, desenvolvimentos e inovações (PD&I) da companhia e tratou de temas prioritários como o convênio entre a Sabesp e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O superintendente de Desenvolvimento Operacional, Eric Cerqueira Carozzi, apresentou as novas tecnologias aplicadas pela companhia no combate a perdas de água. O superintendente da Unidade de Negócio do Vale do Paraíba, Oto Elias Pinto, destacou em sua apresentação a supervisão e o controle de sistemas de abastecimento de água e esgoto na região.

Marco Antônio Lopez Barros, superintendente da Unidade de Negócio de Produção de Água da Metropolitana, encerrou as apresentações levando ao público as tecnologias adotadas no controle do sistema de abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Sabesp no Parque Tecnológico

O Parque tecnológico de São José dos Campos conta com centros de pesquisa em aeronáutica, energia, saúde, tecnologia da informação, águas, saneamento ambiental e comunicação. Participam do projeto inúmeras empresas, institutos de pesquisa e universidades, como a Escola de Engenharia da USP; a Faculdade de Tecnologia (Fatec); o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Sabesp já desenvolve projetos no parque e um dos primeiros é um sistema de supervisão e controle que reunirá informações técnicas e operacionais das unidades de negócios. Os dados serão transmitidos por telemedição e irão servir para compor um banco de dados sobre estações elevatórias, reservatórios, estações de tratamento de água (ETA) e de tratamento de esgoto (ETE). As informações serão tratadas e transformados em indicadores que irão contribuir para a melhoria dos processos de operação e manutenção.

Outra frente de pesquisa a ser realizada em parceria com o IPT é a busca pela eficiência no uso da energia elétrica, em especial no bombeamento de esgoto em estações elevatórias.

Sbesp



< voltar