Sabesp apresenta seus desafios tecnológicos e incentiva novas parcerias com empresas, universidades e institutos de pesquisa

Data: 11/09/2012
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realiza nesta terça-feira, 11/09, evento para apresentar seus principais desafios nas áreas de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. O evento terá a presença da diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, do diretor de tecnologia, empreendimentos e meio ambiente da empresa, João Baptista Comparini; do diretor de sistemas regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto; e do diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Horacio Aragonés Forjaz, entre outras autoridades.

O evento ocorrerá no auditório do Parque Tecnológico de São José dos Campos e tem como principais objetivos fortalecer o núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento que a Sabesp mantém no Parque Tecnológico e incentivar novas parcerias com empresas, universidades e institutos de pesquisa da região. Participam da atividade mais de 20 empresas do Parque Tecnológico, além de prefeituras, universidades e institutos de pesquisa do Vale do Paraíba.

O Parque conta atualmente com centros de pesquisa em aeronáutica, energia, saúde, águas e saneamento ambiental, além de tecnologia da informação e comunicação. Participam do projeto várias empresas, institutos de pesquisa e universidades, como a Escola de Engenharia da USP/São Carlos; a Escola Politécnica da USP; a Faculdade de Tecnologia – Fatec; o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT; e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. Entidades como a Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) são parceiras do Parque.

Américo de Oliveira Sampaio, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp, comenta que um dos primeiros projetos que a companhia está desenvolvendo no Parque é um sistema de supervisão e controle que reunirá informações técnicas e operacionais de várias Unidades da Sabesp em todo o Estado. As informações serão transmitidas por telemedição (equipamentos remotos) e servirão para compor um banco de dados sobre estações elevatórias, reservatórios, estações de tratamento de água e de tratamento de esgoto. Os dados serão tratados e transformados em indicadores, contribuindo para a melhoria dos processos de operação e manutenção. “É o que chamamos de engenharia da operação”, afirma.

Outra frente de pesquisa é a busca por maior eficiência no uso da energia elétrica, em especial no bombeamento de esgoto em estações elevatórias. A pesquisa será feita em parceria com o IPT.

O Parque fica na Rodovia Presidente Dutra - Km 137,8, em São José dos Campos.

Ass. Sabesp


< voltar