C-40 pretende engajar 100 cidades pela sustentabilidade até 2025

Data: 29/08/2012

Cidades que possuem bons exemplos em determinadas áreas ambientais terão um contato mais próximo com capitais que enfrentam dificuldades.O C-40 (Large Cities Climate Leadership Group), grupo que reúne os prefeitos das 59 maiores cidades do mundo, quer engajar 100 metrópoles no caminho do desenvolvimento sustentável até 2025, segundo projeção do pesquisador Adalberto Maluf, diretor da entidade no Brasil. Ele participou, na terceira semana de agosto, de um balanço sobre a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) realizado em São Paulo.

“Trabalhando de forma mais localizada, os prefeitos têm mostrado maior engajamento que os líderes mundiais. Nossa atenção agora está voltada para a Ásia, especialmente nas grandes metrópoles da China”, detalhou Maluf ao Estadão. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são as cidades brasileiras que integram a rede.

Elogiada durante a Rio+20, quando a iniciativa anunciou a meta de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 248 milhões de toneladas até 2020, a C-40 ganhou visibilidade desde então e trabalha na ampliação do projeto. “Diversas entidades entraram em contato, mas damos prioridade à ideia de ser uma ação das cidades voltada para as próprias cidades. Por isso, queremos atingir 100 cidades até 2025″, explicou Maluf.

Ele afirmou que o foco da entidade está no lançamento de redes temáticas. Cidades que possuem bons exemplos em determinadas áreas ambientais terão um contato mais próximo com capitais que enfrentam dificuldades. São Paulo, segundo ele, é apresentada como modelo de legislação ambiciosa no setor, ainda que pouca coisa tenha sido colocada em prática. O principal desafio, por outro lado, é aprimorar a questão da mobilidade.

(EcoD)




< voltar