Reunião define plano global de ação sobre manejo da água

Data: 26/01/2009

Reunião define plano global de ação sobre manejo da água


Delegados de mais de 60 países estão reunidos em Roma, Itália, de 21 a 23 de janeiro, para dar andamento às negociações para a definição de um plano global de ação, em resposta às mudanças que afetam o modo como os países manejam suas fontes de água doce.

A reunião faz parte dos preparativos para o 5° Fórum Mundial da Água, que será realizado em Istambul, Turquia, de 16 a 22 de março de 2009. O Fórum é o maior evento internacional relacionado à água. O encontro em Roma é o terceiro de uma série de reuniões de alto nível que antecedem a Conferência Ministerial sobre a Água, que faz parte da programação do Fórum.

`Atualmente, a água corre diversos tipos de riscos. Os seres humanos precisam dela para sobreviver e, no entanto, são, muitas vezes, seus piores inimigos`, diz Ger Bergkamp, Diretor-Geral do Conselho Mundial da Água, organização internacional que promove, a cada três anos, o Fórum Mundial da Água.

`O aumento crescente da população e a expansão das cidades aumentam progressivamente a pressão sobre o fornecimento de água`, acrescenta Bergkamp. O desenvolvimento industrial requer mais água e, na medida em que os países buscam ampliar suas fontes de energia, mais deste recurso será convertido para a geração de hidro-eletrecidade. A poluição dos lagos, rios e reservas subterrâneas reduz as fontes de água limpa e as mudanças climáticas acrescentam uma nova variável a esta já instável equação.






< voltar