Paraná: Novos hidrômetros elevam conta de água e revoltam consumidores
Hidrômetros novos e contas de água com valores dobrados e até triplicados. Essa foi a grande surpresa para muitos moradores de Campo Mourão, após a Sanepar fazer a troca dos aparelhos em suas casas. O caso ganhou repercussão nos principais meios de comunicação e já chegou ao Procon, que procura ouvir os dois lados para resolver o problema. A Sanepar justifica que todo hidrômetro tem um período de vida útil e precisa ser substituído, quando passa dos cinco anos de uso. A informação é de que os novos aparelhos é que marcam a real quantidade utilizada pelo consumidor.
Um dos consumidores que viu sua conta triplicar o valor com a troca do aparelho foi o aposentado Idalício da Silva Lopes, de 73 anos, morador no conjunto Parigot de Souza. Eu, que pagava entre R$ 35,00 e R$ 40,00 por mês, agora vou ter que pagar R$ 127,00 em fevereiro. Isso é um absurdo, reclama o aposentado.
Apesar de tanta reclamação nos meios de comunicação, o coordenador da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon), em Campo Mourão, Fabiano Viudes, conta que poucas pessoas procuraram o órgão até o momento para reclamar do reajuste. A procura ainda é pequena. Mas sempre que alguém apresenta o problema, num primeiro momento, a gente mantém contato com a própria Sanepar que presta o serviço, pois cada caso deve ser tratado individualmente. O que temos ouvido da Sanepar é que esse novo hidrômetro é que está medindo efetivamente a quantidade real de consumo, comenta Viudes.
No entanto, Viudes entende que todo material mecânico pode estar sujeito a falhas. Claro que pode existir falhas no mecanismo, mas pelo que fomos informados a Sanepar tem feito a medição de dois ou três aparelhos para verificar se existe algum problema.
A Sanepar, que tem acompanhado todas as reclamações dos clientes, garante que não existe nada de irregular. Rodrigo Becker, responsável pelo setor administrativo e de controle da empresa, explica que os hidrômetros são trocados por dois motivos: por medida preventiva e corretiva. No caso corretivo, é quando o aparelho para de funcionar por algum motivo, enquanto a substituição preventiva ocorre quando há interesse da própria empresa, principalmente porque os hidrômetros têm um período de vida útil, de cerca de cinco anos, explica Becker.
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