Relatório Completo do XXIII Encontro Técnico AESabesp - Fenasan 2012

Data: 20/08/2012
XXIII Encontro Técnico AESabesp - Fenasan 2012
Nossos números:
Visitantes à feira: 15 mil
Empresas investidoras-expositoras na Feira: 220
Participantes do congresso: 2 mil
Apresentações no congresso
Mesas Redondas: 12
Cursos: 02
Apresentações técnicas (trabalhos, palestras técnicas e institucionais): 87
Palestras magnas de encerramento: 2(Dráuzio Varella e Amyr Klink)
Registros de jornalistas na Feira: 40 (frequência da sala de Imprensa)
Veiculação em mídias: 200 (apuração na web até 10.08)


A edição de 2012 do XIII Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2012, realizada em 6, 7 e 8 de agosto, pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, superou as suas próprias expectativas, em termos de otimização de áreas, presença de público e projeção de imagem, consolidando a sua posição como o maior evento técnico-mercadológico da América Latina no setor de saneamento ambiental

Com foco no tema “Como prover o saneamento para todos?”, o Congresso Técnico do evento abordou ações previstas em políticas públicas, apresentou novas formas de condutas sociais e resultados significativos explanados por meio dos trabalhos selecionados. Já a Feira deu visibilidade a produtos, sistemas e serviços voltados à otimização de tecnologias para o setor.

A programação do Encontro Técnico, nos três dias consecutivos, foi apresentada no período 9 às 18:30 horas e reuniu os mais qualificados expoentes do setor em 12 mesas redondas, dois cursos e apresentação de 87 palestras técnicas e de 2 palestras especiais, proferidas pelos conhecidos Dráuzio Varella e Amyr Klink.

Já a Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), com horário de visitação gratuita das 13 às 20 horas, reuniu 220 investidores/expositores, empresas fabricantes de equipamentos para o setor, criadoras de programas de desenvolvimento da área, prestadoras de serviços e de demais segmentos complementares à esfera do saneamento e meio ambiente.

Sua área de 17 mil m² do Pavilhão Branco do Expo-Center Norte, quase 100% ampliada em dois anos, recebeu 15.000 pessoas. Empresas e visitantes de todas as regiões do País marcaram presenças na edição de 2012, que também contou com significativa participação e visitação internacional.

A cobertura de mídia foi estendida a vários veículos de imprensa especializados no setor de saneamento, bem como em publicações de assuntos de interesse geral no âmbito nacional e internacional. No Congresso e na Feira, foram destacadas coberturas feitas por jornalistas da imprensa escrita, televisiva e Internet (web), com destaque para a entrevista do presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu, ao vivo, para o Programa “Repórter Brasil”, da EBC.

Motivada pelos bons resultados de 2012, a AESabesp já definiu a data do próximo XXIV Encontro Técnico e Fenasan 2013, para 30, 31de julho e 01 de agosto de 2013, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte. E tal iniciativa tanto provocou o interesse dos congressistas em preparar os seus trabalhos para próximo ano, como dos expositores em garantir o seu espaço na Feira, com a comercialização inicial de mais de 50 estandes na área disponível, sinalizando mais uma realização de sucesso.

Vejam a seguir todas as realizações do XXIII Encontro Técnico da AESabesp- Fenasan 2012:

Solenidade de abertura
Na edição de 2012, os três dias do evento foram integralmente reservados para a programação do Encontro Técnico e realização da Fenasan. Sendo assim, a solenidade abertura foi realizada no domingo de 05 de agosto, com a presença de vários expoentes do setor de saneamento ambiental, gestores da esfera pública, de expositores e de associados da AESabesp, cuja maioria integra o corpo técnico da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), qualificada entre as 5 maiores empresas de saneamento em caráter mundial.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu; pelo assistente executivo da Sabesp, Dante Ragazzi Pauli (representando a diretora presidente da Sabesp Dilma Seli Pena); pelo diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto; pelo presidente da Sindesam (Sindicato Nacional das Indústrias para Saneamento Básico Ambiental), Valdir Folgozi; pelo presidente da APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), Luiz Roberto Gravina Pladeval; pelo secretário geral do CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo), Nivaldo Bósio (representando o presidente do CREA, Francisco Kurimori) e pelo diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, que abriu os pronunciamentos, discorrendo sobre a importância desse evento para o fortalecimento do setor e atendimento à sociedade.

O presidente do Sindesam,Valdir Folgosi, abordou a motivação das principais empresas do setor em marcarem sua presença na Feira, bem como os desafios do setor para atender as necessidades de infraestrutura do País.

O diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, elogiou o tema do evento “Como prover saneamento para todos”, aludindo que este também é o propósito da Sabesp e que a empresa aumentou o volume de investimentos para atingir sua meta de 100% de tratamento de esgoto, até 2014.

Na sequência, o assistente da presidência da Sabesp e presidente da ABES-SP, Dante Ragazzi Pauli, destacou as parcerias da Sabesp com as prefeituras, com organizações internacionais e com entidades representativas do setor, como a AESabesp, que somam forças para atingirmos um saneamento de 1º Mundo.

Encerrando a solenidade, o presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu, abordou o histórico desse evento, que começou com uma Feira minúscula na Sabesp Pinheiros e hoje se consolida como o maior evento da América Latina, devido a um trabalho incisivo da AESabesp, que, como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), leva aos seus associados e à sociedade mecanismos de realização de projetos socioambientais, voltados à otimização do setor.

Registramos ainda nessa cerimônia as presenças de Persio Faulim de Menezes (presidente da Associação Sabesp e diretor geral da Mutua- SP - Caixa de Assistência dos profissionais do CREA-SP); Lázaro Miguel Rodrigues (diretor presidente da CECRES- Corporativa de Crédito da Sabesp); Daniel Castilho Azevedo (presidente da AAPS- Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp); Ruberval Baldini (presidente da ABEAMA- Associação Brasileira de Energia Alternativa e Meio Ambiente); Hélio Rosas (vice presidente da ABRATT- Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva) e Carlos Padovam (vice presidente da ABIMAQ).

Durante a solenidade ainda houve a elogiada apresentação da Orquestra de Sopros de Arujá, um projeto sócio-cultural da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Arujá-SP, regida pelo maestro Henri Roberto Leite e composta por jovens músicos de 9 a 20 anos. Após as apresentações, todos foram convidados a participarem de um coquetel de abertura, oferecido pela AESabesp.



Primeiro dia do XXIII Encontro Técnico AESabesp-Fenasan 2012
Na manhã de segunda-feira, 06.08, o Encontro Técnico foi oficialmente iniciado, com os primeiros credenciamentos.

Na parte da manhã, foram apresentados 28 trabalhos técnicos, o curso “Diagnóstico de Perdas de Sistemas de Abastecimento de Água”, ministrado pelo especialista, Mário Augusto Bággio (foto) e quatro mesas redondas.

A mesa redonda “PSA - Plano de Segurança da Água - Uma nova ferramenta para a gestão de riscos para os mananciais de abastecimento” discutiu tópicos essenciais à oferta de água, como a segurança da qualidade para consumo humano, a geração de quantidade suficiente para atender a esse consumo, a continuidade de distribuição, cobertura e custo, envolvidos em uma gestão adequada de atendimento. A composição da mesa de trabalhos foi efetuada pelos representantes da Sabesp, Marco Antonio Lopez Barros, Armando Flores e Rosângela Cássia, além do convidado internacional, trazido pela AESabesp, Prof. Dr. José Manuel Pereira Vieira, docente da Universidade do Minho, Portugal.

Dando continuidade às discussões do dia, a mesa redonda “Aplicação da Política de Resíduos Sólidos e seus Desafios” reuniu o palestrante José Valverde – Presidente do Instituto Cidadania Ambiental e Coordenador Técnico da Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor ), o diretor executivo da Abrelpe ( Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública), Carlos Silva Filho, cuja apresentação foi voltada para a aplicação da Lei de Resíduos Sólidos, com o manejo e gerenciamento dos diferentes tipos de lixo e adequação da destinação final, além da química e gestora do Projeto Ecoeventus, Maria Aparecida de Paula(AESabesp). As discussões abordaram a conscientização da sociedade, a preocupação com o descarte de lixo e a otimização da utilização dos recursos renováveis, com o aparato tecnológico para a aplicação de todos esses instrumentos.

Em outra mesa redonda simultânea, foram discutidas as “Mudanças Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável no Saneamento”, com a participação do superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp, Wanderley Paganini; do Prof. Dr.Filipe Duarte Santos (FCUL/SIM-CCIAM, de Portugal) e do professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP) Humberto Ribeiro da Rocha. Os apontamentos dos debates destacaram as variações do efeito estufa, com efeitos no aquecimento global. Os palestrantes também aludiram para a necessidade da mudança do pensamento da sociedade em relação aos cuidados com o solo e meio ambiente, já que as prospecções de alteração do clima para os próximos anos apontam para uma variação de 2 graus, o que possivelmente irá influenciar na alteração dos períodos de seca, estiagem, chuva e calor, com efeitos mais significativos nas principais metrópoles.

O tema “Rio + 20 – O futuro que queremos” conduziu a mesa redonda formada pelo deputado federal, Arnaldo Jardim; o consultor e líder do Partido Verde, Fábio Feldman; além de Aron Belink, representante do Instituto Vitae Civilis e Ruberval Baldini, repesentante da Abeama (Associação Brasileira de Energias Renováveis e Meio Ambiente). As discussões apresentaram os pontos mais relevantes da Rio+20, principalmente os voltados ao setor do saneamento ambiental. O desenvolvimento da economia verde e a cobrança de planos mais eficazes para o cumprimento das metas estabelecidas durante o encontro sediado no Rio de Janeiro, que serão revisadas em 2015, e os investimentos científicos em modelos de sustentabilidade também foram dados amplamente debatidos.

Público atento à Palestra de Dráuzio Varella
Na parte da tarde do Congresso, foram realizadas mais 8 apresentações de palestras técnicas e a esperada palestra de encerramento do dia, ministrada pelo médico e apresentador Dráuzio Varella, que lotou auditório principal do Encontro.

Em sua palestra “Saúde e Qualidade Vida”, o dr. Varella, com muita propriedade, abordou a importância do saneamento básico para o desenvolvimento da saúde infantil, que norteia todas as etapas de vidas dos indivíduos. Também exemplificou cenários de sociedades onde o saneamento é precário, comprometendo todos os níveis de qualidade de vida: saúde, moradia, alimentação, desenvolvimento físico e intelectual. O médico mostrou ainda que a partir do tratamento da água a expectativa de vida das pessoas dobrou no século 20, o que juntamente com as vacinas e os antibióticos, foi fundamental para a longevidade humana.

Para citar a confiabilidade da água de São Paulo, ele afirmou que “consome a água vinda da torneira da sua casa”. Essas considerações foram integradas à sua bandeira de que o grande desafio do século XXI é buscar um estilo de vida saudável, principalmente com prática de exercícios físicos, que é receita mais eficaz para reduzir doenças especialmente as epidemias urbanas do mundo moderno, como a diabetes e pressão alta.

Início da Fenasan

Na parte da tarde do dia 06.08, às 13 horas, também teve início o primeiro dia da Fenasan 2012, que reuniu 220 expositores na área de exposição do Pavilhão Branco do Expo Center Norte. Os expositores elogiaram tanto a quantidade de visitação como o alto nível técnico do público visitante, que por sua vez também se mostrou interessado nas novidades tecnológicas apresentadas nos equipamentos, produtos e serviços em exposição.

Liderada pelo diretor secretário Nizar Qbar, a Comissão do evento fez uma placa de participação em homenagem a cada expositor, iniciando a entrega logo no primeiro dia, o que estabeleceu um clima de congraçamento entre todos.

Segundo dia do XXIII Encontro Técnico AESabesp-Fenasan 2012
O segundo dia do XXIII Encontro Técnico AESabesp - Fenasan 2012 deu continuidade à sua programação, na parte da manhã, com apresentações de 32 trabalhos técnicos, quatro mesas redondas e o curso “Estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas na questão dos recursos hídricos”, apresentado pelos especialistas Prof. Dr. Filipe Duarte Santos FCUL/SIM-CCIAM (Portugal); Prof. Dr. Humberto Ribeiro da Rocha IAG/USP ; Msc. Rita Jacinto FCUL/SIM -CCIAM (Portugal) e Msc. Vanessa Hasson de Oliveira, da PUC-SP/AESabesp.

As mesas redondas do segundo dia da feira, tiveram como foco principal a apresentação de metodologias adotadas para proporcionar saneamento de qualidade às regiões carentes, com o mínimo possível de impacto ambiental e exposição de risco aos seus moradores.

Sob o tema “Saneamento e saúde em comunidades isoladas e pequenos municípios”, os palestrantes Luís Paulo de Almeida Neto (diretor de Sistemas Regionais da Sabesp); Ana Lucia Brasil (diretora da ABES-SP- Associação Brasileira Engenharia e Sanitária Ambiental de São Paulo) e Edson Giriboni (secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo), demonstraram que a falta de saneamento, especialmente de ligação e tratamento de esgoto, nessas regiões afetam a qualidade de vida dos seus habitantes, com ênfase no comprometimento do desenvolvimento infantil e apresentação de elevado índice de doenças.

O secretário ainda apresentou as medidas do Estado para levar saneamento para esta população, por meio dos programas “Córrego Limpo” e o “Se liga na rede”, que promovem melhorias na infraestrutura e a conscientização ambiental na sociedade, para o descarte correto dos resíduos.

Com o foco na redução dos riscos de doenças ocasionadas pela má qualidade da água, a mesa redonda “Situação de riscos à saúde, agravos e eventos ambientais – a necessária conversa com o Plano de Segurança da Água” contou com a presença dos palestrantes técnicos da Sabesp, Wady Roberto Bon e André Gois , além da convidada Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, da CVE SP ( Centro de Vigilância Epidemiológica). As discussões giraram em torno da importância de se utilizar os critérios e padrões de qualidade estabelecidos pelo PSA (Plano de Segurança da Água) para que o produto final, fornecido à população, seja de qualidade conforme a determinação da OMS (Organização Mundial de Saúde).

O desafio de se estabelecer um bom canal de comunicação entre as equipes, para manter a qualidade do atendimento, também foi um dos temas do 2º dia do Congresso, com a mesa “Gestão de empreendimentos - a qualidade do produto final X termos de referência”, que contou com as presenças dos palestrantes técnicos da Sabesp, José Jairo Varoli e Arisnandes Antonio da Silva, e com a participação do presidente da APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente, Luiz Roberto Gravina Pladevall. As discussões destacaram a importância de se redigir Termos de Referência claros e específicos, para que as empresas contratadas possam compreender e atender as necessidades da demanda sem que haja interpretações equivocadas.

Para concluir as mesas redondas do período da manhã, a mesa “Gestão de riscos corporativos - uma inovação no setor de saneamento” foi ministrada pelos profissionais técnicos da Sabesp, Sílvio Valdrighi e Luciano S. Diaz, e também contou a presença de Antonio Cocurullo, da empresa Parker Randall. Na oportunidade, foram apresentadas as ações da Superintendência de Gestão de Riscos e Qualidade da Sabesp, que dedica suas ações para gerar estudos prévios que possam garantir a implantação dos projetos da empresa para tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário, com o mínimo possível de impacto ambiental identificando os riscos e integral monitoramento de controles.

Encontro de Fornecedores da Sabesp
Em realização simultânea ao nosso Congresso, foi promovido, pela Sabesp, o seu IV Encontro de Fornecedores, que lotou o 2º andar do Pavilhão, com vários representantes das empresas do setor, cuja grande maioria é expositora da Fenasan.

O evento contou com a presença de toda a diretoria da Sabesp e a abertura foi feita pela diretora-presidente da empresa, Dilma Pena, que destacou a importância dos parceiros presentes no aprimoramento dos processos de aquisição da Sabesp, bem como a busca da universalização dos serviços de saneamento, com sustentabilidade. No seu pronunciamento, foi reforçado o trabalho socioambiental da empresa: “esperamos dos nossos fornecedores um compromisso ambiental ampliado e uma atenção com os trabalhadores, pois essas atitudes e comportamentos geram valor para a empresa e aumentam sua credibilidade perante o mercado”.

Posteriormente, esse fórum foi distribuído em quatro auditórios, cada qual coordenado por uma diretoria da empresa: Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, conduzida pelo diretor João Baptista Comparini; Metropolitana, conduzida pelo diretor Paulo Massato; Sistemas Regionais, conduzida pelo diretor Luiz Paulo de Almeida Neto, e Gestão Corporativa, conduzida pelo diretor Manuelito Magalhães. Ao término do Encontro de Fornecedores, a presidente Dilma Pena, junto ao presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu, o conselheiro Walter Orsatti e os diretores da Companhia, percorreram os corredores da Fenasan, antes da abertura da Feira.

Palestra de Amyr Klink empolga a platéia
A parte da tarde do Congresso Técnico foi complementada com mais 12 palestras técnicas e a esperada palestra de encerramento “Um dia de viagem, dois dias de planejamento”, proferida pelo famoso navegador, Amyr Klink, que empolgou o grande público presente.

O autor chegou com bastante antecedência para conhecer a Fenasan, onde foi abordado por vários admiradores e atendeu a todos com extrema simpatia. Ao iniciar a sua palestra, elogiou a potência da Feira e do saneamento e ainda observou que nos seus estandes, repletos de válvulas, bombas e tubos, tinha tudo o que ele gostava, cativando a simpatia do público.


A palestra foi constituída pela narração de suas próprias experiências nas famosas expedições, como as de 100 dias na travessia do Atlântico Sul, com rota da África ao Brasil, bem como ao redor da Antártica, na qual, sozinho, em seu veleiro Paraty, enfrentou situações de alto risco, a funcionalidade de seu estaleiro na cidade de Itapevi-SP e seu projeto de construções náuticas flutuantes, que envolvem sofisticados recursos, baseados na aprendizagem com simples canoeiros.

Público receptivo na Fenasan


Também na parte da tarde, das 13 às 20 horas, foi realizado o segundo dia da Fenasan 2011, que recebeu um grande público interessado nas novidades tecnológicas apresentadas na Feira e que reuniu expositores de todo o Brasil e muitos internacionais. Visitantes vindos de vários estados brasileiros e de países como Itália e Estados Unidos vieram conferir de perto o que São Paulo tem para mostrar nesse setor vital para o desenvolvimento do País.

Terceiro dia do do XXIII Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2012

O grande número de visitantes e satisfação dos expositores em estarem concluindo sua participação no maior evento técnico-mercadológico da América Latina foram os grandes os destaques do terceiro e último dia desse grande evento, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp.

A exposição de 27 trabalhos técnicos, quatro mesas redondas, além da finalização do curso: “Estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas na questão dos recursos hídricos” abriu esse dia de trabalho, cuja grande expectativa estava na entrega do Troféu AESabesp aos que mais se destacaram nesta edição, na solenidade de encerramento, no período da tarde.

A mesa “Tecnologia para o saneamento básico – compra por performance, solução integral” reuniu o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luís Paulo de Almeida Neto; o superintendente da TX, Américo Sampaio, o representante da Petrobrás, Eduardo Torres e o presidente do Sindesam, Valdir Folgosi. Na oportunidade foi feita uma ampla exposição sobre as diretrizes aplicadas na elaboração das licitações para a contração de novos serviços tecnológicos, bem como do aparato tecnológico necessário ao setor.

Já a mesa “Gestão de pessoas - como desenvolver e reter capital intelectual - uma nova proposta” reuniu o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, João Baptista Comparini, e os consultores Sérgio Augusto Lopes (Solo Consultoria) e Helder M. Cezar. As considerações da mesma giraram em torno do novo perfil de liderança procurado atualmente pelas empresas: um profissional capaz de concentrar conhecimento técnico e de liderar sua equipe de modo mais participativo abrindo um canal funcional de relacionamento.

Já a apresentação da sob a temática “Novas propostas de tratamento para o lodo gerado em estação de tratamento de água” foi ministrada pelos professores, doutores João Sérgio Cordeiro (UFSCAR) e Dione Mari Morita (USP), com os profissionais técnicos Cali Laguna Anchon (USP) e Marcelo Melo Barroso (Sabesp). Na ocasião, foram explanados e sugeridos métodos mais simples, porém eficientes, para tratamento do lodo gerado nas estações de tratamento.

E para finalizar a manhã de apresentações, a mesa “O problema da eficácia da nova legislação do saneamento” reuniu o representante do Ministério Público do Estado de São Paulo, Roberto Senise, com o geólogo, José Carlos Souza e representante da Sabesp, Desirée Mansano, que apresentaram a necessidade de se alterar e definir por completo o papel das agências reguladoras de saneamento do País, visto que os modelos atuais, principalmente na opinião do procurador Roberto Senise estão desatualizados e não correspondem à necessidade atual de nossa sociedade.

Ainda no Congresso, na parte da tarde houve a apresentação de mais quatro trabalhos técnicos inscritos e quatro palestras técnicas-institucionais.

Encerramento de sorteio de premiação aos palestrantes
Durante os três dias de apresentações, a AESabesp, representada pelo seu diretor cultural, Eng. Olavo Prates Sachs, presenteou um palestrante a cada dia, com um aparelho tablet. A escolha foi feita por meio de sorteio e o brinde tem como objetivo estimular a inscrição de novos trabalhos técnicos a serem apresentados nas próximas feiras. Na edição de 2012, os premiados foram:

06/08- “ TDT- Time de Desenvolvimento Tecnológico cria novo selim ajustável para esgoto”, apresentado por Luis Carlos Pereira (Sabesp).
07/08- “Avaliação da influência da poluição difusa em corpos d'água livres de cargas pontuais. Estudo de caso: córregos de interesse pertencentes à primeira etapa do programa Córrego Limpo", apresentado por Juliana Caroline de Alencar da Silva (USP).
08/08- “ Metodologia de gestão de programas da Sabesp: aplicação na criação de um programa estruturante no Vale do Ribeira”, apresentado por Maria da Glória Rossetti Marques (Sabesp).

Lançamento de livro
A tarde do dia 8 de agosto, no estande da AESabesp, também foi realizado o lançamento do livro “Manual de Controle de Qualidade e Operação do Sistema de Abastecimento de Água”, de autoria de José Moreno, Nizar Qbar, Regina Mei Onofre e Rosiane N.G.L. de Souza, com prefácio do Prof.Dr. Pedro Mancuso, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Congressistas e visitantes da Feira marcaram presença maciça na tarde de autógrafos dos autores.

Solenidade de encerramento
Um dos momentos mais esperados do evento, revelador dos ganhadores do Prêmio AESabesp, foi realizado às 17 horas do dia 8 de agosto, na solenidade de encerramento do Congresso, posto que a Feira se estendeu até às 20 horas.



Para compor a mesa de trabalhos, liderada pelo presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu; foram chamados o diretor de Água e Esgoto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, do Ministério das Cidades, Johnny Ferreira dos Santos; o assistente executivo da Sabesp, Dante Ragazzi Pauli (representando a diretora presidente da Sabesp Dilma Pena); o diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro; o diretor cultural da AESabesp, Olavo Alberto Prates Sachs, e o responsável pelo Gerenciamento de Programas - UGP, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Amauri Pollachi (representando o secretário desta Pasta, Edson Giriboni).

O diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Young deu início ao encerramento ao agradecer a todos os visitantes, palestrantes, expositores e organizadores presentes. Na sequencia, o diretor cultural, Olavo Sachs, apresentou sua satisfação diante da quantidade e qualidade dos trabalhos técnicos apresentados neste ano, mencionou a propriedade das palestras motivacionais, ministradas pelo dr. Drauzio Varella e o navegador Amyr Klink, além de atestar que neste ano a feira contou com a presença de representantes de 17 países entre eles: México, Portugal, Israel, Alemanha e Argentina.

O assistente executivo da Sabesp, Dante Ragazzi Pauli, avaliou a Feira como um sucesso absoluto e afirmou que eventos como estes são propícios para se conhecer novos talentos no setor. Ele será empossado em 30 de agosto como presidente da ABES nacional e aproveitou o ensejo para convidar a todos os presentes para a sua cerimônia de posse.

O engenheiro Amaury Pollachi também mostrou-se satisfeito com o que observou durante sua visita ao evento e reafirmou que a AESabesp tem se superado a cada ano e está na expectativa da próxima edição.

O representante do Ministério das Cidades, Johnny Ferreira dos Santos, aproveitou a solenidade para citar as ações do governo para o desenvolvimento e expansão do saneamento, parabenizou a organização por conseguir reunir um perfil tão gabaritado e variado de profissionais e se colocou a disposição da AESabesp para as próximas edições.

Emocionado com o sucesso do evento, o presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu, parabenizou a todos os membros da equipe organizadora pelo grau de excelência alcançado neste ano, reafirmou que hoje a Fenasan e o Encontro Técnico fazem parte do calendário oficial de eventos do setor e, por isso, a cada ano, o grau de exigência aumenta.

O presidente ainda definiu a inserção do Encontro de Fornecedores da Sabesp ao evento como o fechamento de um importante processo, nesse ano, mas com próspera condição de continuidade nos próximos períodos. E ao declarar oficialmente o encerramento do XXIII Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2012, afirmou acreditar na força de trabalho de todos para corresponder às maiores expectativas para a 24ª edição, a ser realizada no período de 30 de julho a 01 de agosto de 2013, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte.

Os vencedores do Prêmio AESabesp 2012
No final da tarde, enfim chegou o grande momento, com a entrega do Prêmio AESabesp 2012.

A primeira outorga foi a de “Destaque AESabesp - Encontro Técnico”, destinado à unidade da Sabesp que apresentou o maior número de trabalhos técnicos. Neste ano, a ganhadora pela segunda vez consecutiva foi a Unidade de Negócio Leste, cujo troféu foi entregue pelo presidente da AESabesp, Hiroshi Ietsugu, ao seu superintendente, Eng. Márcio Gonçalves de Oliveira, muito aplaudido pelos técnicos presentes.

Em seguida foi a vez de premiar os expositores e parceiros da Fenasan que se destacaram no ano de 2012. Neste ano, o prêmio foi reestruturado com base na metodologia MEG - Modelo de Excelência de Gestão, PNGB- Prêmio Nacional de Gestão Banas com reconhecimento internacional e Normas ISO 9001 e 14001. Para avaliação do prêmio foi formada uma comissão técnica de especialistas em tecnologias e em meio ambiente que utilizou a nova metodologia para pontuar o Destaque Sustentabilidade e os demais critérios do prêmio. A coordenação deste grupo e do Prêmio AESabesp 2012 ficou a cargo da química, Maria Aparecida Silva de Paula Santos, que utilizou as ações definidas e aplicadas no evento do Projeto Ecoeventus da AESabesp, o qual é coordenadora.



Os ganhadores do Prêmio AESabesp 2012 foram:
Categoria “Melhor Estande”
(Premiação feita pelo diretor técnico Reynaldo Young aos expositores)


- Acciona Água (empresa espanhola)


- Higra Industrial


- Sampla do Brasil

Categoria “Inovação Tecnológica”
(Premiação feita pelo 2º diretor secretário Choji Ohara aos expositores)


- Guarujá Equipamentos para Saneamento


- Poly Easy Comercial


- Sidrasul – Sistemas Hidráulicos

Categoria “Atendimento a Cliente”
(Premiação feita pelo diretor cultural Olavo Sachs Prates aos expositores)


- Emec Brasil- Sistemas de Tratamento de Água


- Environquip- Engenharia de Sistemas Ambientais


- Wasserlink - Projetos e Instalações

Destaque “Destaque AESabesp – Fenasan 2012”
(Premiação feita pelo presidente Hiroshi Ietsugu ao expositor)

- B&F Dias
(A empresa que apresentou a somatória e a otimização de todos os critérios da premiação,em 2012).


ass. Fenasan


< voltar