Caern inicia troca de material filtrante nas Estações de Tratamento do Estado

Data: 15/08/2012

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) inicia nesta quinta-feira (16), a reposição de material filtrante (areia e pedras) necessário ao processo de filtração nas Estações de Tratamento de Água do Estado. Estão sendo investidos R$ 850 mil no trabalho de manutenção e reposição de material filtrante.O gerente de Qualidade do Produto e Meio Ambiente, Afonso Holanda, explica que a melhoria no Sistema de Filtração das ETAs, responsável pela remoção de impurezas na água, é essencial para a garantia do trabalho desenvolvido pela Caern. Nas 95 ETAs do Estado serão utilizados 1.800 metros cúbicos de material filtrante.

Esta intervenção no processo de filtração reduz a necessidade de uso de produtos químicos como cloro na última fase do processo de tratamento de água. Na primeira fase do tratamento, a água recebe aplicação de produtos químicos. Em seguida ocorre o processo de filtração que garante a remoção de impurezas tais como cor, turbidez e material orgânico. "Esta fase da filtração é fundamental para remoção do material indesejado presente na água", explica Afonso.

A etapa seguinte do processo de tratamento é a cloração, onde ocorre aconsolidação do tratamento, deixando a água livre da presença de bactérias e matéria orgânica. De acordo com o gerente, o tratamento deve ter uma boa performance em todas as suas fases para se obter a qualidade desejada na água, obedecendo aos padrões de potabilidade adotados na Portaria 2.914 do Ministério da Saúde. O trabalho da Gerência da Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM) é desenvolvido em parceria com os gestores das Regionais de Pau dos Ferros, Mossoró, Caicó, Assú, Litoral Sul, Natal Norte e Natal Sul.

As primeiras cidades que receberão a melhoria são: Frutuoso Gomes, Lucrécia, Itaú, Rodolfo Fernandes, Tenente Ananias, Riacho da Cruz, Paraná, Serrinha dos Pintos, São Miguel e Pilões. As ETAs Jerônimo Rosado e Médio Oeste, importantes por atenderem uma maior quantidade de municípios também receberão manutenção. Estas Estações abastecem as cidades de Mossoró, Serra do Mel e comunidades rurais e as cidades de Triunfo Potiguar, Paraú, Serra de João do Vale, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e Almino Afonso.

Posteriormente, os municípios atendidos serão Equador, Ipueira, Cerro Corá, Carnaúba dos Dantas, Caicó, Santana do Seridó, Jardim de Piranhas, Cruzeta, Currais Novos, Assú, Alto do Rodrigues, Santana do Matos, Macau, Espírito Santo, Pedro Velho, Jundiá, Extremoz e a Estação de Tratamento de Água do Jiqui em Natal. O trabalho se estenderá numa segunda fase ao resto do Estado.


Fonte: http://www.caern.rn.gov.br





< voltar