Bahia: INGÁ divulga relatório sobre a qualidade da água dos rios

Data: 22/01/2009

Bahia: INGÁ divulga relatório sobre a qualidade da água dos rios


O resultado da quarta campanha do Programa Monitora, que avalia trimestralmente a qualidade das águas dos cem maiores rios do Estado da Bahia, foi divulgado no início deste ano pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, mostrando que a maioria dos rios avaliados apresentou boa qualidade de água.

Nesta última coleta, os pontos identificados com índices de água com melhor qualidade foram os das bacias do Oeste, do Rio São Francisco e de suas bacias contribuintes. Já os piores resultados encontrados nesta campanha foram na bacia do Recôncavo Norte.

Segundo o diretor de Monitoramento do INGÁ, Eduardo Topázio, as principais causas da contaminação dos rios continuam tendo origem nos esgotos domésticos das áreas urbanas, e no Recôncavo Norte, as razões da poluição também estão relacionadas à grande concentração populacional e à atividade industrial.

A avaliação foi feita em 211 pontos de coleta dentro de parâmetros físicos, químicos e biológicos, considerando o Índice de Qualidade de Água (IQA), durante sete semanas entre os meses de outubro e novembro. Nesta quarta campanha, não foram avaliados outros parâmetros específicos, a exemplo de metais pesados, pesticidas, agrotóxicos, sedimentos, Índices de Estado Tróficos (IET), e indicadores orgânicos.

Segundo ele, em geral o quadro se mostrou similar às campanhas anteriores. “O que observamos é que nesta campanha, os resultados dos rios do Oeste, por exemplo, estão ligeiramente melhores possivelmente pelo aumento do volume de água no leito dos rios, devido à ocorrência de chuvas, já que as coletas são realizadas em diferentes regimes hidrológicos”, explica.

Topázio pontua que os resultados - observados como uma espécie de radiografia- da quarta campanha do Monitora, estão em fase de avaliação final. Mas mesmo com essa análise preliminar, o que se percebe é que não houve nenhuma alteração significativa em relação aos resultados das outras campanhas realizadas ao longo de 2008.

Todas as informações referentes aos resultados do Programa Monitora, por parâmetro analisado, por coordenadas geográficas de cada ponto analisado, por bacias hidrográficas, além dos gráficos da qualidade e os relatórios completos encontram-se disponíveis no site www.inga.ba.gov.br, no link Programa Monitora, ou diretamente em http://monitora.inga.ba.gov.br/.




< voltar