Sabesp assume operação das Represas do Sistema Produtor Alto Tietê

Data: 21/01/2009

Sabesp assume operação das Represas do Sistema Produtor Alto Tietê


A Sabesp é agora responsável pela operação, vigilância e manutenção das cinco represas do Sistema Produtor Alto Tietê (Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba). As represas totalizam 72,5 quilômetros quadrados de espelho d´água e estão localizadas nos municípios de Salesópolis, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes e Suzano. Abastecem a Estação de Tratamento de Água (ETA) Taiaçupeba, da Sabesp, cuja produção de água é de 10 metros cúbicos por segundo.

As barragens e todo o sistema de interligação estavam sob a responsabilidade do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e estão sendo transferidos para a Sabesp devido a uma negociação de acerto de dívidas. O patrimônio está avaliado em cerca de R$ 670 milhões.

Na última sexta-feira,16/01, foi formalizada a transferência da operação para a Sabesp e, posteriormente, será transferido o patrimônio, que depende ainda de um processo de regularização das áreas pelo DAEE.

Antes da formalização ocorrida sexta-feira, o DAEE efetuava as manobras operacionais, tais como fechar as comportas nos dias de chuva para aumentar o nível dos reservatórios e consequentemente acumular mais água para tratamento e distribuição à população.

Será possível implementar no entorno dessas represas a mesma forma de gestão atualmente usada no entorno das represas do Sistema Produtor Cantareira, que recebe monitoramento constante para evitar ocupações desordenadas, assoreamento, entre outras ocorrências danosas aos mananciais.




< voltar