Ozires Silva defende inovação como chave da competitividade

Data: 27/07/2012
A inovação e o aumento do valor agregado dos produtos brasileiros é a chave para a indústria competir no mercado internacional. No setor minerometalmecânico, isso implica em investimentos sólidos em pesquisas, desenvolvimento e criação de novos produtos que passam pelo domínio de novas ligas e de outros materiais estruturais, que progressivamente ganham espaço na produção mundial. Esta é a opinião de Ozires Silva, um ícone do empresariado brasileiro, e atualmente reitor da Unimonte, que estará presente na solenidade de abertura do 67º Congresso ABM Internacional.



Promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o evento vai de 31 de julho a 3 de agosto, no Rio de Janeiro, e é conhecido como o maior fórum de debate e relacionamento do setor mínero-metal-mecânico da América Latina. A palestra de Ozires Silva falará sobre a tecnologia como instrumento de sucesso empresarial. A abertura do evento terá início às 19h.



Engenheiro aeronáutico, Ozires liderou o grupo que criou a Embraer e presidiu a empresa até 1986, antes de assumir a presidência da Petrobras, onde atuou até 1989. Em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, em 1991, retornou à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.



Segundo o executivo, o Brasil cresceu pouco em produtividade nos últimos anos e as empresas têm enfrentado altos custos de produção. "Esses dois fatores, considerados em longo prazo, representam um grande perigo, contribuindo para a redução da competitividade brasileira", afirma. Em sua visão, depende do País criar condições propícias para a redução de custos das empresas, como ocorre em outros países como Coreia do Sul e China.



A inovação desempenha um papel fundamental neste contexto, pois é o grande diferencial positivo para aumento da competitividade empresarial. "Sem ideias inovadoras, o capital e a experiência podem não garantir a sobrevivência de um empreendimento", diz. Em sua palestra, Silva falará sobre a importância de ver no futuro oportunidades que podem não estar sendo percebidas por outros.



Durante a abertura do Congresso, será homenageado o presidente do conselho de administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter. Ele receberá a "Medalha de Mérito ABM", criada em 1944 para homenagear personagens que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento das áreas de atuação da ABM, que representa o setor minerometal-mecânico.



Outro homenageado da noite será o professor Antonio Cezar Faria Vilela, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que receberá a medalha ABM "Vicente Chiaverini" - Mérito em Processos. Com trinta anos de experiência, o professor coordena o laboratório de siderurgia da UFRGS, e sempre norteou seu trabalho na aproximação entre o setor industrial e acadêmico.



Participarão da solenidade o coordenador geral do 67º Congresso, Albano Chagas Vieira, diretor superintendente da Votorantim Siderurgia, que acaba de assumir a presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil (IABr); o coordenador técnico do Congresso, Sérgio Neves Monteiro, do Instituto Militar de Engenharia (IME) e o coordenador geral do 12º Enemet - Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia, Willy Ank de Morais (Usiminas/Unisanta). Dará as boas-vindas aos participantes e convidados o presidente da ABM, Nelson Guedes de Alcântara, sendo que a abertura oficial dos trabalhos será feita por Karlheinz Pohlmann, presidente do conselho da Associação.



Lançamentos - A ABM fará dois importantes lançamentos durante a solenidade do dia 31 de julho. Um deles refere-se à primeira edição do Journal of Materials Research and Technology (jmr&t), periódico que reúne artigos de 46 pesquisadores brasileiros e estrangeiros (China, Polônia, Inglaterra e Estados Unidos). A parceria com a Elsevier, uma das mais antigas e conceituadas empresas editoriais do mundo nas áreas de ciência, tecnologia e saúde, reforça ainda mais a importância deste veículo para o desenvolvimento dos setores de metalurgia, materiais e mineração.



Também será lançado o Dicionário de Metalurgia, Materiais e Mineração - Stephan Wolynec, em inglês-português, voltado para as demandas de tradução do setor.



Mais detalhes no link http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2012/informacoes-gerais.asp.

(Informações assessoria do evento)





< voltar