SP estabelece 40 metas para o desenvolvimento sustentável do Estado na Rio+20

Data: 21/06/2012

Conservação ambiental, proteção dos recursos naturais, sustentabilidade da matriz energética, aumento de competitividade da economia em um contexto de economia verde, melhoria na gestão pública e financeira, além de erradicação da extrema pobreza e do aumento da qualidade de vida da população.

Essas foram as principais propostas da “Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável do Estado”, documento apresentado pelo governador Geraldo Alckmin nesta terça-feira, 19, na Rio+20, conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A divulgação aconteceu durante a World Summit of Federated States and Regions, evento com a participação de 20 governos regionais para discutir desenvolvimento sustentável e o principal evento para governos sub-nacionais no contexto da Rio+20.

Resultado de várias reuniões temáticas realizadas no âmbito interno do Governo do Estado de São Paulo, a estratégia reúne os principais compromissos para promover o desenvolvimento sustentável no Estado até 2020, estabelecendo 40 metas a serem atingidas. Entre as principais estão: aumentar a participação de 55% para 69% de energias renováveis no consumo final de energia do Estado (hidráulica, biomassa, biogás, biodiesel, etanol, solar, eólica e resíduos sólidos); atingir 20% do território paulista com cobertura vegetal; reduzir 20% da emissão de dióxido de carbono, tendo por base o ano de 2005, conforme estabelecido na Política Estadual de Mudanças Climáticas; erradicar a extrema pobreza até 2014 (para pessoas com renda familiar per capita de até R$ 70 por mês) e, por fim, universalizar o saneamento até 2020: 100% de água, 100% coleta e 100% tratamento de esgotos em todos os municípios do Estado.

A estratégia destaca também os importantes avanços obtidos pelo Governo do Estado desde a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Rio-92). Nesse período, é possível observar avanços expressivos obtidos pelo Estado de São Paulo nas áreas de legislação ambiental, cobertura vegetal, unidades de conservação, qualidade do ar, combate à destruição da camada de ozônio, saneamento básico, resíduos sólidos, energia renovável, mudanças climáticas, atuação dos municípios e do setor privado, pesquisa científica, apoio às organizações ambientalistas, garantia dos diretos sociais da população, entre outras.

Outros compromissos

O governador participou de uma série de eventos no período da tarde na Rio+20. Às 15h, no Parque dos Atletas, Alckmin visitou o estande de São Paulo na Rio+20, onde apresentou detalhes da “Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável de São Paulo 2020”. Ainda no estande, o governador participa da cerimônia de entrega da Medalha "João Pedro Cardoso" a Maurice Strong, Maritta Weser, Marina Silva e Fabio Feldmann.

Na ocasião, Alckmin assinou os decretos de criação do Mosaico de Paranapiacaba e do Parque Estadual Nascentes do Paranapanema (PENAP), criando um mosaico para proteção de mais de 250 mil hectares de Mata Atlântica.

Alckmin também participou da assinatura do protocolo de intenções entre a Investe São Paulo e a Caterpillar para produção futura de peças remanufaturadas no Estado de São Paulo.

Por fim, às 18h, no Forte do Copacabana, Alckmin visita as instalações do Projeto Arquitetônico Humanidade 2012, cuja estrutura foi idealizada a partir do conceito de que ser sustentável é simples e inclui andaimes, tapumes móveis e até lixo gerado. A ideia da instalação é demonstrar como as forças da natureza podem ser aliadas da arquitetura.

CeluloseOnline






< voltar