USP ganha Centro Multidisciplinar de Resíduos Sólidos Urbanos

Data: 06/06/2012

A área de resíduos sólidos ganhará mais um reforço para melhorar o gerenciamento do lixo, buscar soluções de novos materiais recicláveis e estudar o papel dos catadores do sistema com a oficialização do Centro Multidisciplinar de Resíduos Sólidos Urbanos (Cersu) na USP.


O lançamento oficial do Cersu será no dia 12 de junho, com a realização do 2º Encontro Internacional em Resíduos Sólidos e seus Impactos Socioambientais: Experiências Europeias na Gestão de Resíduos, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), em São Paulo.



"Vamos juntar vários acadêmicos que já vêm pesquisando o tema", disse Sylmara Gonçalves Dias, professora de gestão ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (CEAH) da USP. Entre as disciplinas estão a engenharia, administração, sociologia e urbanismo entre outras.



Segundo Sylmara, o Cersu terá contribuições de universidades estrangeiras e tem como objetivo gerar conhecimento acadêmico nesta área. O evento tem o apoio do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/USP); da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP) e da Universidade de Borås.



Gratuito e com vagas limitadas, o evento terá tradução simultânea e contará com várias palestras ministradas por especialistas. Uma delas será a "Trajetória da Gestão dos Resíduos na Europa - as necessidades dos usuários e as barreiras do mercado", que será coordenada por Ed Brown, Sustainability Research School da Loughborough University, Inglaterra.



As inscrições são exclusivamente por email em comunicacao@iee.usp.br e o evento terá transmissão ao vivo na web em www.iptv.usp.br.



(Jornal da Ciência, com informações da Revista Sustentabilidade)





< voltar