Lodo de esgoto será transformado em fertilizante

Data: 04/06/2012
A Sabesp irá destinar o lodo de esgoto da estação de tratamento Lavapés, em São José dos Campos, para a produção de fertilizante. Diariamente, são produzidas mais de 30 toneladas de lodo, que em vez de serem depositadas no aterro sanitário passarão por um processo de compostagem. O adubo orgânico produzido poderá ser empregado, por exemplo, no plantio de mudas em áreas de reflorestamento.

“Trata-se de uma alternativa ambientalmente segura e altamente sustentável. A compostagem é um processo biológico em que microorganismos transformam a matéria orgânica em uma espécie de húmus, conhecido como composto”, explica o gerente distrital da Sabesp, José Carlos Vilela.

Entre as alternativas de destinação do lodo de esgoto, a compostagem é economicamente a mais vantajosa, podendo custar até menos da metade comparada a outros métodos. Além de reduzir os volumes destinados ao aterro sanitário, outra vantagem é a reciclagem dos nutrientes presentes no lodo.

No próximo mês, será aberta licitação para definir a empresa que ficará responsável pela instalação e operação da central de compostagem na ETE Lavapés. A estação de tratamento entrou em operação em 1998 e foi a primeira na América Latina a utilizar oxigênio puro no processo. Atualmente, está em fase de ampliação.

Sabesp


< voltar