MA: Falta de saneamento básico é causa principal de Hepatite A

Data: 12/01/2009

MA: Falta de saneamento básico é causa principal de Hepatite A


O Núcleo do Fígado do Hospital Universitário da UFMA realizou pesquisa entre estudantes de 7 a 14 anos de escolas particulares e públicas e constatou que 60% dos alunos de escola pública já tinham entrado em contato com o vírus da Hepatite A, contra apenas 30% nas escolas particulares.

A Hepatite A, também conhecida como amarelão, é uma das doenças que se prolifera pela ineficiência da rede de saneamento básico. O fígado é o principal órgão atingido pela doença, localizado na parte superior direita do abdômen, composto pelas células chamadas de hepatócitos.

De acordo com a professora do Departamento de Medicina da UFMA, Adalgisa de Souza Paiva Ferreira, quando a doença é adquirida na infância, a criança fica imune, enquanto que quando adulto, pode ocorrer insuficiência hepática e evoluir até a fase aguda, por falta de defesa no organismo.

Segundo a médica, com uma política eficiente de saneamento básico, a Hepatite A pode ser erradicada no Brasil, pois a doença é transmitida, primariamente, via fecal-oral através do contato direto com pessoas infectadas que eliminam o vírus nas fezes ou através da ingestão de água e alimentos contaminados. O contato com as fezes contaminadas se dá principalmente em locais onde não existe rede de esgoto, ou onde não há fornecimento de água adequado.

Nessas condições precárias, as crianças são as principais vítimas da Hepatite A. De acordo com a professora, a maioria das pessoas que adquire a doença são crianças de até 5 anos e em casos mais raros, jovens adultos. Crianças menores têm um papel muito importante na transmissão porque a infecção nelas, geralmente, não causa sintomas ou passa despercebida e elas podem eliminar o vírus nas fezes por período de tempo mais prolongado que os adultos.

Para ambos os casos, não há medicação específica para o tratamento, usa-se apenas remédios contra enjôo, febre e dor. As bebidas alcoólicas devem ser abolidas. Os alimentos podem ser consumidos normalmente, apenas evitando aqueles muito gordurosos.

Já se fala em vacina para prevenir os casos de Hepatite A, informou Adalgisa, mas ela é enfática quando diz que o melhor controle da Hepatite A é conseguido implantando políticas de saúde que contemplem construção de redes de esgotos em todos os bairros, atuação dos agentes de saúde, e rede para diagnóstico e tratamento. A população pode fazer sua parte, com boa higiene das áreas da residência e dos alimentos ingeridos, concluiu.




< voltar