ETE Suzano comemora de 30 anos de operação

Data: 22/05/2012
Na sexta-feira, 18/5, ocorreu a comemoração dos 30 anos de operação da Estação de Tratamento de Esgotos Suzano. A cerimônia reuniu o diretor Metropolitano, Paulo Massato; os superintendentes Paulo Nobre (Unidade de Tratamento de Esgotos da Metropolitana); Márcio Gonçalves de Oliveira (Unidade de Negócio Leste da Metropolitana); além de representantes das prefeituras, das empresas da região, comunidade, empregados que atuam e atuaram na estação, além da imprensa local.

Foi um evento histórico, que celebrou o jubileu de pérola da ETE Suzano, uma das cinco maiores da Região Metropolitana de São Paulo, inaugurada em maio de 1982 para atender à região mais próxima da nascente do rio Tietê.

Durante a cerimônia de aniversário da ETE, foi inaugurado um lago dentro da estação. Suas águas receberam tabaranas, um peixe típico da região do Alto Tietê, parente do dourado. A iniciativa simboliza o objetivo da Sabesp de despoluir os rios da região, permitindo a volta dos peixes. Segundo o professor Alexandre Hilsdorf, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), o Alto Tietê tem 56 espécies de peixes típicos e a tabarana é o maior.

Emocionada, Arlete Semura, gerente da ETE, destacou a importância do trabalho feito pela unidade, que ajuda a proteger os rios e córregos da região. Lembrou também que a estação completava seu jubileu de pérola e que a joia simbolizava o trabalho desenvolvido pela equipe. "Em só 2% dos casos aparece a pérola. A ETE Suzano e a equipe somos essa joia pelo trabalho que fazemos."

"A ETE Suzano é um símbolo do compromisso da Sabesp de oferecer saneamento adequado à Região Metropolitana de São Paulo. Todos aqui estamos melhores e mais ambiciosos. E, depois de 30 anos, temos a solução à mão. Ver os rios despoluídos não está tão distante quanto em 1982. É o momento de ousar para atingirmos nosso compromisso com um Tietê Vivo", disse Paulo Nobre, superintendente Metropolitano de Tratamento de Esgotos (MT).

Para Miguel Reis Affonso, secretário de Políticas Urbanas da Prefeitura de Suzano, “a Sabesp é um parceiro importante para o crescimento que Suzano tem registrado. Faz parte da história da cidade e fará pelos próximos 30 anos.”


Sobre o desafio de levar coleta e tratamento de esgoto para todos os moradores das cidades atendidas pela Sabesp até 2018, o diretor Paulo Massato disse ser “um sonho que vamos transformar em realidade. O trabalho feito aqui pela equipe da ETE Suzano é parte fundamental disso e já temos notado resultados. Casas que antes davam as costas para córregos, hoje estão virando sua fachada. Os moradores não querem mais vender seus imóveis com a despoluição dos cursos-d'água. A população começou a tomar conta do córrego."

ETE Suzano

A ETE Suzano, uma das cinco maiores da Região Metropolitana de São Paulo, foi inaugurada em maio de 1982 para atender à região mais próxima da nascente do rio Tietê. Nessas três décadas, a ETE tratou 550 trilhões de litros de esgoto de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e de parte de Mogi das Cruzes. Com esse volume, daria para encher 200 milhões de piscinas olímpicas. As obras que a Sabesp executa na região vão aumentar ainda mais o volume de esgoto tratado na unidade. Atualmente, ela trata 64 milhões de litros por dia. A estação recebe os rejeitos in natura dos moradores e de parte das indústrias do Alto Tietê. Esse material passa inicialmente pelas grades, que retêm o lixo que indevidamente chega à estação – plásticos, cabelo, roupa íntima, madeira. Na sequência, o esgoto segue para decantadores, que separam o que sobrou de sólido e uma parte da matéria orgânica. Os rejeitos passam então para os tanques de aeração, onde micro-organismos decompõem os poluentes. Novos decantadores completam o trabalho ao separar o lodo do material já tratado, que é devolvido despoluído ao rio Tietê.


A ETE Suzano é também a primeira unidade do sistema principal de esgotos da Região Metropolitana de São Paulo a obter a certificação ISO 14001, um reconhecimento à preocupação com os impactos ambientais da operação. Como parte dos investimentos da terceira etapa do Projeto Tietê, grandes obras vão aumentar o volume de esgoto recebido na unidade. Estão sendo instalados um interceptor e coletores-tronco em Itaquaquecetuba, Poá e Suzano. Em todo o Alto Tietê, a Sabesp está investindo R$ 343 milhões para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida da população e despoluir rios e córregos.



Assessoria Sabesp


< voltar