Convenção que protege patrimônio submerso entra em vigor

Data: 09/01/2009

Convenção que protege patrimônio submerso entra em vigor


Sete anos após sua adoção, entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2009 a Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático da UNESCO. Ratificado por 20 Estados-membros da Organização, o documento é destinado à preservação in situ de toda reminiscência de existência humana submersa por mais de um século. Entre outros objetivos, a convenção tem a missão de prevenir o saque por caçadores de tesouros a naufrágios ou a sítios arqueológicos subaquáticos.

Mais de três milhões de naufrágios se encontram atualmente no fundo do mar e outras centenas de cavernas decoradas e submersas, cidades e monumentos ainda não foram descobertas. Além de favorecer a preservação de sítios subaquáticos já catalogados e dos que surjam no futuro, a Convenção propõe a cooperação entre os países na promoção de treinamento de arqueólogos e na transferência de tecnologia destinada à exploração submarina.

“Este é um passo muito importante na história da proteção ao patrimônio cultural”, declarou o Diretor Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura. “De agora em diante, será possível oferecer proteção jurídica à memória histórica presente em patrimônios culturais subaquáticos e reduzir, assim, o crescente comércio ilícito praticado por saqueadores.




< voltar