Saneamento brasileiro possui boa perspectiva para os próximos anos

Data: 07/01/2009

Saneamento brasileiro possui boa perspectiva para os próximos anos


O setor brasileiro de saneamento básico possui boa perspectiva para os próximos anos, por ser bem fundamentado e ter recebido uma estrutura regulatória, o que diminui seu risco. Essa é a opinião retratada no relatório `Saneameto Básico no Brasil: Empresas Prontas para Investir`, divulgado pela agência de classificação de risco Fitch Ratings.

`Nos últimos cinco anos, o número de clientes atendidos com o fornecimento de água e coleta de esgotos aumentou nitidamente, levando ao forte aumento da receita líquida e do EBITDA`, destacou Mauro Storino, responsável pela autoria do documento.

Segundo a análise, as companhias do setor se beneficiaram pela melhora na qualidade de crédito nos últimos anos, o que favorece a expansão operacional, e pela valorização do real entre 2003 e 2007, contribuindo com o declínio da dívida em dólares das empresas.

A agência ressaltou que o baixo risco e a falta de acesso universal aos serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos fazem com que a expansão dos negócios se torne não só atraente, mas necessária.

`Com os serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos atualmente atingindo apenas 75% e 47%, respectivamente, de todas as residências, e com apenas 20% dos esgotos sendo tratados, as empresas buscam expandir sua cobertura`, explicou.

A Fitch afirmou, ainda, que a existência de fontes de captação em longo prazo se torna essencial para evitar um enfraquecimento do perfil de crédito no setor. `Desta forma, os investimentos no setor, dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo, parecem atender a estes critérios`.



< voltar