Paraná: Blitz ambiental lacra 14 pontos de esgoto no Litoral

Data: 05/01/2009

Paraná: Blitz ambiental lacra 14 pontos de esgoto no Litoral


As equipes da Sanepar, IAP e a Força Verde começaram às ações da blitz ambiental. No balanço do primeiro dia foram realizados 14 lacres em imóveis que estavam lançando o esgoto diretamente nos rios e canais que deságuam na praia. Também executaram cinco autuações e cinco notificações. O maior número de lacre foi realizado no município de Matinhos: num total de nove pontos lacrados. Nesta temporada a atuação das equipes estará concentrada em rios e canais dos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Morretes.

Em Guaratuba foram notificados três imóveis que estão lançando o esgoto diretamente nos córregos, um deles, o Rio Guaraguaçu. Em Pontal do Paraná ocorreram duas autuações e dois lacres. Em Matinhos, além dos nove lacres, as equipes realizaram três autuações e duas notificações.

Durante toda a temporada as equipes planejam vistoriar todos os 4.608 imóveis dos quatro municípios, que ainda necessitam de visita. As blitz ambientais atuarão sempre nos finais de semana – de sexta-feira a domingo – quando o número de veranistas é maior nos quatro municípios litorâneos. Trata-se de uma ação simultânea em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, onde terão sempre equipes fixas dos três órgãos. Apenas Morretes será atendido pelos agentes de Matinhos, que se deslocarão até o município.

O objetivo dessa ação integrada entre os órgãos do Governo Estadual é eliminar o lançamento do esgoto in natura diretamente nos canais que deságuam nas praias. Para isso, a Sanepar contratou uma empreiteira que está lacrando os locais onde há foco de lançamento de esgoto. A blitz ambiental conta com o telefone do IAP (41) 3458-5151 para registrar as denúncias de proprietários de imóveis que estão lançando o esgoto diretamente nos canais e rios.

RIO MATINHOS – Somente na Bacia Hidrográfica do Rio Matinhos há 1.008 imóveis que precisam passar pela vistoria ou receber as orientações técnicas para realizarem a ligação ambientalmente correta. Nessa bacia têm 2.734 ligações disponíveis para que os proprietários executem a interligação à rede coletora da Sanepar. Desse total, 1.726 encontram-se corretamente ligadas. O Rio Matinhos abrange os bairros do Tabuleiro, Bom Retiro, Sertãozinho, Cohapar 1 e 2 e a Vila Municipal.

Segundo a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, a atuação em conjunto dos órgãos de Governo revela a preocupação com o meio ambiente. "Demonstramos que estamos comprometidos com a saúde pública e a nossa meta é eliminar, de uma vez por todas, o lançamento incorreto do esgoto", declara a diretora. A diretora lembra que os poderes municipais também farão parte das equipes da blitz. "O envolvimento das prefeituras é fundamental, pois em muitos casos teremos situações sociais que vão requerer a ação direta das secretarias, como por exemplo, de Ação Social, em casos de construção de fossas sépticas", disse Arlete Rosa.




< voltar