Congresso aborda biodiesel no contexto da inovação e do desenvolvimento regional

Data: 11/04/2012


De 16 a 19 de abril, Salvador (BA) recebe o 5° Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel. O tema central desta edição é "Biodiesel, inovação e desenvolvimento regional" e será realizada simultaneamente ao 8° Congresso de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel.



A Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel (RBTB) foi criada em 2005 e mobiliza os diversos atores dessa cadeia produtiva, permitindo a convergência de esforços e a otimização de investimentos públicos na busca por soluções para os desafios tecnológicos, levando em consideração aspectos de sustentabilidade, geração de empregos e desenvolvimento regional.



Estarão presentes no congresso diversas empresas do setor e representantes dos órgãos federais envolvidos no processo produtivo do biodiesel. As principais tecnologias das diferentes áreas da cadeia serão apresentadas em palestras, mesas redondas, reuniões técnicas, simpósios e seminário. Haverá atividades específicas para técnicos e agricultores familiares.



Serão apresentados os avanços recentes das pesquisas em sete temáticas: Matéria-Prima; Caracterização e Controle da Qualidade; Produção de Biodiesel; Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados; Coprodutos; Uso de Biodiesel; e Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.



A programação pode ser consultada no endereço http://oleo.ufla.br/site/programacao



O Congresso da RBTB é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo governo da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado (Secti), e pela Universidade Federal de Lavras (Ufla/MG), no âmbito do desenvolvimento tecnológico do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).



Principal fórum



Para o coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético do MCTI, Rafael Menezes, o congresso se consolidou como principal fórum de discussão das ações da cadeia de produção e uso de biodiesel no país e evidencia o sucesso do eixo de desenvolvimento tecnológico no PNPB.



"É estratégico para o setor possuir fóruns de discussão para se debater temas ligados à pesquisa, desenvolvimento e inovação em biodiesel”, diz Menezes, responsável-técnico pela RBTB na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec/MCTI). “Assim como promover encontros entre especialistas, estudantes, empresários, agricultores familiares e a sociedade civil para discutir meios para o desenvolvimento desse novo combustível.”



O ministério também é representado na comissão organizadora pelo analista de C&T e coordenador substituto de Ações de Desenvolvimento Energético, Gustavo de Lima Ramos.Ambos também participam da comissão científica, assim como os pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira e Eduardo Homem de Siqueira Cavalcanti.

Mais informações estão disponíveis no site http://oleo.ufla.br.




< voltar