Regente Feijó e Narandiba lideram ranking do Pacto das Águas

Data: 09/03/2012


Os municípios de Regente Feijó e Narandiba foram classificados em primeiro lugar no ranking do Pacto das Águas São Paulo – 2009-2012. Entre as cidades com até 20 mil habitantes, Regente Feijó foi a mais bem classificada no que diz respeito a abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto; revitalização de bacias hidrográficas; e projetos estratégicos, como educação ambiental e recuperação de mata ciliar.

A cidade obteve o primeiro lugar em razão de alguns fatores importantes, como a nota máxima para a qualidade da água, fornecida pela Sabesp. Em parceria com as prefeituras de Anhumas e Regente Feijó e com instituições locais, a Sabesp também colaborou na recuperação das nascentes do Rio Anastácio e do Córrego Embiri.

O município de Narandiba, por sua vez, obteve o primeiro lugar na categoria “Melhor Desempenho Regional por Comitê de Bacia”.

Também na região de Presidente Prudente, outra cidade atendida pela Sabesp por meio da Unidade de Negócio Baixo Paranapanema foi destaque no Pacto das Águas: Tupã ficou em segundo lugar, atrás de Sorocaba, entre os “Municípios Acima de 20 mil habitantes”.

As cidades que ficaram em primeiro lugar em cada uma das categorias foram convidadas pelo Conselho Mundial da Água a representar o Estado de São Paulo no 6º Fórum Mundial da Água, que acontece em Marselha, na França, de 12 a 17 de março.

O Pacto das Águas São Paulo é uma ação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado em parceria com prefeitos, Comitês de Bacias e usuários, que estimula a conservação dos recursos hídricos de todos os municípios. O Pacto foi firmado em junho de 2009, três meses depois de firmado o Consenso das Águas de Istambul, conjunto de estratégias para gestão da água lançado durante o 5º Fórum Mundial da Água.

Outras cidades atendidas pela Sabesp também integram o ranking do Pacto das Águas São Paulo: entre os municípios com até 20 mil habitantes estão Bocaina (3º lugar) e Santo Antonio do Jardim (5º lugar); das cidades com mais de 20 mil pessoas faz parte Paulínia (3º lugar); e na categoria dos Comitês de Bacia está Pontalinda (3º lugar).

Ass. Sabesp




< voltar