Cedae concede parte do abastecimento do Rio de Janeiro

Data: 01/03/2012
Compartilhar para gerir melhor. Este foi o destaque do Secretário-Chefe da Casa Civil da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho, sobre a licitação dos serviços de saneamento da Zona Oeste do Município. O maior projeto de concessão de saneamento do país, segundo a Prefeitura, foi aprovado recentemente e beneficiará 21 bairros, totalizando 2 milhões de moradores, localizados na denominada Área de Planejamento 5 (AP-5).

O edital para esta licitação foi publicado em 25 de agosto de 2011 saindo vencedor desta disputa o consórcio Foz/SAAB em 24 de novembro. Pelo novo sistema, a CEDAE continuará sendo responsável pelo abastecimento de água, mas a gestão comercial, bem como todo o sistema de esgotamento sanitário ficará a cargo do Consórcio Foz/SAAB. A Rio Águas, órgão vinculado à Prefeitura, atuará como agência reguladora que fiscalizará a prestação dos serviços da concessionária e o cumprimento do contrato, com prazo de 30 anos, a partir de 2012.

Dentre as metas estão a construção de 19 estações de tratamento de esgoto, 2.100 km de rede coletora e 221 elevatórias, alcançando a marca de 40% de esgoto local tratado até as Olimpíadas de 2016 e 90% até o final da concessão. Hoje, apenas 4% do esgoto da AP-5 é tratado. O restante é despejado ‘in natura’ nas baías de Sepetiba e de Guanabara. Os primeiros bairros a serem beneficiados pelo programa serão Bangu, Santa Cruz e Campo Grande.

Os investimentos previstos para implantação da infraestrutura de esgotamento sanitário na região são de R$ 2,1 bilhões ao longo do período da concessão

água on line


< voltar