Pesquisa revela que universalização do acesso à rede de esgoto valoriza imóveis

Data: 10/02/2012
Além de proporcionar qualidade de vida à população e reduzir o consumo de água e os gastos com saúde, o uso de sistemas de tratamento de esgoto e reúso de água agregam em até 18% o valor às áreas urbanas e ao patrimônio De acordo com uma pesquisa realizada em parceria entre o Instituto Trata Brasil e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a universalização do acesso à rede de esgoto pode oferecer uma valorização de até 18% no valor dos imóveis e, com isso, das regiões onde se encontram esses imóveis. Esta valorização ocorre, principalmente, entre a população de baixa renda.

As melhorias das condições e do acesso ao saneamento básico trazem inúmeros benefícios ao local, desde à saúde da população até a racionalização da aplicação de recursos e a valorização imobiliária das regiões que são atendidas por estes serviços. 'Os benefícios relacionados ao tratamento de esgoto favorecem um ciclo virtuoso: melhora do ambiente em que vivemos, redução dos gastos na área médica, melhoria da qualidade de vida das pessoas, aumento da produtividade e da renda, valorização imobiliária e patrimonial, aquecimento dos mercados, entre outros', analisa o gestor da Unidade de Negócios Mizumo, Giovani Toledo.

A Mizumo é umas das empresas que são referência nacional em estações pré-fabricadas para tratamento de esgoto sanitário (ETE), com soluções que permitem o reuso da água tratada, expandindo o leque de vantagens. 'O reuso pode fazer parte das soluções que desenvolvemos e vem sendo adotado por muitos clientes que desejam a otimização dos custos e menor consumo de água potável, visando contribuir com a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente', afirma Toledo.

Para conferir na íntegra o estudo 'Benefícios econômicos da expansão do saneamento básico': acesse: http://www.tratabrasil.org.br/novo_site/cms/files/trata_fgv.pdf


Instituto Trata Brasil


< voltar