Um dos melhores MBAs do mundo. No Brasil e de graça

Data: 03/02/2012

Um dos melhores MBAs do mundo. No Brasil e de graça


Um dos melhores MBAs do mundo. No Brasil e de graça

'Financial Times' lista curso do Coppead, da UFRJ, entre os cem melhores em 2012.


Um dos mestrados em administração mais respeitados do mundo está ao alcance dos estudantes brasileiros gratuitamente. O MBA oferecido pelo Coppead, instituto de administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ficou em 51.º lugar na lista do jornal britânico 'Financial Times' dos 100 melhores cursos mundiais do gênero - é o único brasileiro na lista.



O curso tem dois anos de duração e não cobra anuidade. É exigido, no entanto, que o aluno se dedique exclusivamente às aulas por pelo menos 18 meses. Diante das taxas cobradas pelas escolas internacionais que figuram nesse ranking, que não raramente ultrapassam US$ 100 mil por ano, o MBA do Coppead ficou em segundo lugar na lista do melhor "custo-benefício" para o estudante (considerada a relação entre o valor investido para a formação e o aumento salarial conquistado pelo aluno após a conclusão).



Segundo a análise do Financial Times, após terminar o curso no instituto da UFRJ, o estudante consegue um incremento médio no salário da ordem de 150%. De acordo com Denise Fleck, coordenadora de pós-graduação do Coppead, o curso de tempo integral garante uma formação indiscutivelmente mais sólida - isso porque a carga horária em sala de aula é maior e a dedicação do aluno a leituras e pesquisas é bem mais extensa. "O nosso estudante tem que ficar disponível para as aulas das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. Ele terá 20 horas semanais em sala, mas terá de se preparar com leituras e estudos de caso por meio de materiais repassados previamente", explica Denise.



'Pede para sair' - Quem já passou pela maratona de estudos afirma que a carga de trabalho é pesada. "Brincávamos entre nós, a cada disciplina, de que o estilo é Tropa de Elite: 'se não aguenta, pede para sair'", lembra Carol Montagna, que terminou os créditos do MBA e agora escreve a dissertação de fim de curso. Como a maioria das pessoas que procura o curso, ela estava em busca de uma "virada" na carreira ao procurar o Coppead. "Trabalhava como produtora em uma grande empresa do ramo, a Conspiração, mas não via muita perspectiva profissional."



Com a meta de ganhar novas perspectivas na carreira, Carol - que é formada em Rádio e TV - decidiu voltar a estudar. Para reduzir os gastos durante o período em que ficaria impedida de trabalhar, ela voltou a morar com os pais para diminuir os gastos (na segunda metade do curso, recebeu bolsa-auxílio de R$ 1,2mil). Assim que ficou disponível para assumir compromissos, as oportunidades não tardaram a aparecer. As aulas presenciais acabaram em julho e ela começou no novo emprego - como analista sênior de projetos de internet na Globosat - em setembro de 2011.



Ao fim de cada curso, o Coppead reúne os estudantes (são cerca de 40 vagas, todos os anos) para a apresentação dos formandos ao mercado. Segundo a instituição, participam dessas reuniões empresas de grande porte como Shell, Bunge, Ambev, Johnson & Johnson, Itaú e L'Oreal. "É uma tradição que iniciamos em 1973, quando o curso começou a ser ministrado. Quando o período de aulas termina, reunimos os currículos de todos os alunos e fazemos essa reunião. E as empresas vêm a nós com o objetivo claro de recrutar", conta Denise Fleck.



Foi justamente nesse evento que Carol Montagna teve o primeiro contato com a Globosat. Hoje, ela ganha cerca de 70% a mais do que recebia antes do MBA. "Minha carreira está aberta, trabalho com planejamento e estratégia. Sinto que dei um passo adiante, aproveitando parte da minha formação anterior."

(O Estado de São Paulo)






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